Patrulha Ambiental e Mata Ciliar fazem soltura de aves em Campo Limpo Paulista

A equipe do Patrulhamento Ambiental de Campo Limpo Paulista, em colaboração com a médica veterinária Natália Silva Bueno Donegá e o biólogo Marcos Paulo dos Santos Albuquerque, ambos da ONG Mata Ciliar, realizou a soltura de aves silvestres na cidade.

Os patrulheiros ambientais selecionaram uma área de preservação adequada para a soltura, com abundância de alimentos, água e vegetação para a construção de ninhos e a perpetuação das espécies. Com a autorização da proprietária, Sra. Maria Izilda de Oliveira Lenk, o local escolhido foi o sítio Ivoturucaia, conhecido pela preservação da mata atlântica e da vegetação secundária.

Foram reintroduzidas 64 espécies silvestres nativas da mata atlântica, incluindo 1 curió, 21 coleirinhas machos e 15 fêmeas, 4 canários machos e 4 fêmeas, 3 tico-ticos, 3 sanhaços cinzentos, 3 azulões, 2 bigodinhos machos e 2 fêmeas, 1 baiano, 4 pintassilgos e 1 tico-tico rei cinza.

As aves devolvidas à natureza foram haviam sido apreendidas pelo Grupamento Ambiental da GCM de Campo Limpo Paulista e, antes de serem soltas, passaram por um período de quarentena e avaliação veterinária.

Os pássaros estavam em perfeito estado de saúde para retornarem ao seu habitat natural e a operação de soltura obteve um aproveitamento de 100%, ou seja, todas as aves alçaram voo.