
Através da Secretaria de Cultura e Turismo, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista realizou nesta quarta (8) a abertura da exposição fotográfica Mulheres em Campo. O evento contou com a presença da população e gestores municipais e o encerramento foi feito com um aulão de dança promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer em frente ao Paço Municipal.
A exposição tem como cenário os patrimônios de Campo Limpo Paulista, contando a história de mulheres reais, travando suas lutas diárias, nos seus mais diversos campos de batalha. A mostra fica em cartaz até o dia 31 de março e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“O simbolismo que essa data traz, tem uma força enorme, representa as conquistas alcançadas até aqui pelas mulheres. A expressão da artista em escolher mulheres da cidade é algo muito forte, mostrando mulheres de Campo Limpo Paulista no cotidiano”. “Fortalece muito as políticas culturais, é preciso gerar o movimento na cidade para que eventos assim aconteçam, por isso é importante a gestão estar presente e fortalecer esse tipo de ação”, diz Jean Carlo Cunha, Secretário de Cultura e Turismo.
A responsável pelos registros foi a fotógrafa Naiara Sousa, campo-limpense há quase 20 anos e já atuou em vários nichos, como a fotografia social, infantil e ensaios fotográficos.
“Como fotógrafa, é um sonho realizado expor a minha arte, é algo incrível ver que eu consigo passar uma fotografia tratada de forma natural, é uma filosofia minha, eu quero contar essas histórias”. “Em minhas fotos, eu passo uma reflexão para que quando alguém vir a exposição, tenha esse tipo de pensamento e que isso tenha um impacto para ela”, expressa Naiara.
O evento deu o pontapé inicial à programação de aniversário da cidade, além de integrar também um conjunto de ações realizadas durante o mês de março, voltadas ao público feminino, nas áreas da saúde, assistência social, esporte e educação.
Exposição Patrimônios – Materialidades
No andar superior do Paço Municipal, também acontece a Exposição Patrimônios – Materialidades, que traz a história da cidade através de objetos do acervo da Câmara Municipal.
Cada item tem sua importância social e contribuiu para a evolução de Campo Limpo Paulista. A exposição traz 10 itens históricos para o público ver e entender como a Casa de Leis evoluiu com o passar do tempo.
Entre os patrimônios selecionados, será possível ver uma máquina de escrever Remington, um gravador de rolo Tandberg com sessões gravadas nele e o aparelho de Fax/Telefone Itautec. O período da exposição também será até 31 de março, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.