
O prefeito em exercício de Campo Limpo Paulista, Paulo Fávaro, moderou essa semana uma reunião entre diretores e coordenadores das escolas estaduais e particulares da cidade. O objetivo é tratar das medidas de segurança nas unidades escolares da cidade. A reunião aconteceu juntamente com os gestores de Educação e Segurança Integrada, Alessandra Andrade e Ronaldo Cazelli e a equipe da Polícia Militar, 1º Tenente Diego e Sargento Rafael. Durante o encontro, o grupo discutiu e alinhou novas medidas de segurança para todos os alunos da cidade.
Entre as ações, os representantes trataram de iniciativas conjuntas entre os diferentes órgãos para dar mais tranquilidade a pais, alunos e professores. Assim, tentam evitar ações de ataques em escolas, como as registradas recentemente no país.
Botão de Emergência, rondas e mais
Uma das medidas de segurança anunciadas pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista é o Botão de Emergência. A Guarda Civil Municipal instala o novo sistema em aparelhos celulares e tablets dos diretores e coordenadores das escolas públicas para rápido acionamento das autoridades. Além disso, a GCM também instalará o botão nos aparelhos dos responsáveis das escolas estaduais e particulares.
O projeto de segurança também intensificará as rondas nas regiões das escolas da cidade, com o apoio da Polícia Militar. “Depois dos últimos episódios de ataques a alunos e professores está todo mundo tenso sobre como o Poder Público irá reagir. A segurança sem ser da rede municipal é um dever do estado e da própria rede privada. Mas entendemos que, como Prefeitura, precisamos cuidar das pessoas e, é isso que sempre vamos fazer”, afirmou Paulo Fávaro.
[tdj-leia-tambem]
Trabalho em equipe
A Secretária de Educação, Alessandra Andrade, enumerou outras ações e atitudes que devem ser observadas para prevenir a ocorrência de ataques em escolas. “As famílias têm papel fundamental para que juntos, possamos ter paz e tranquilidade nas escolas. É necessário que fiscalizem as mochilas e as redes sociais dos alunos e com quem eles conversem. E notando algo de diferente no comportamento dos adolescentes e jovens, orientem também sobre recursos que há na cidade, como o Disk Jovem, um canal sigiloso em que um dos profissionais do Caps irá ajudar naquele momento. O número é: (11) 4812-6655”.
Para o diretor do Colégio Cosmos, Fernando Gentil, a reunião foi de extrema importância. Ele também agradece a Prefeitura e a equipe de segurança por compreender e atender a rede privada nesse momento importante.
“Para que todo esse trabalho seja perfeito, também é necessário o apoio das famílias, afinal, a maior parte da educação é feita pelos pais”. Fernando completa com um recado aos responsáveis das crianças e adolescentes do município. “Pais, permitam que a intimidade de seus filhos também façam parte da vida de vocês. Acompanhe tudo o que eles fazem, seja na rotina escolar, quanto na virtual”.
Lucimara Danielli, diretora pedagógica do Colégio Novo Alvo, agradece a iniciativa da Prefeitura e afirma o mesmo pensamento que a gestão: preocupação na vida dos alunos. “Nos preocupamos muito com a segurança dos alunos, por isso comemoramos a ronda nas escolas. Mas é necessário também que os pais fiscalizem tudo o que os filhos estão fazendo, redes sociais, nos históricos de navegação, no mundo virtual em tudo”.