Na foto, vemos uma usina fotovoltaica em construção. A imagem mostra uma grande área coberta por inúmeras placas solares organizadas de maneira ordenada. O local onde a usina está situada é uma região verde e aberta, com vegetação ao redor e algumas estradas de terra que circundam o terreno. As placas solares estão dispostas em linhas e colunas, ocupando um espaço considerável, indicando um projeto de grande escala. A usina está localizada em uma área rural, longe de grandes edificações, o que permite um aproveitamento eficiente da luz solar.
Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista será a primeira cidade da região a ter uma usina fotovoltaica, um sistema de energia solar para a produção de energia elétrica. Através dessa usina, a cidade poderá abastecer parte dos prédios públicos com energia limpa. Assim, gerando uma economia aos cofres públicos e também um cuidado maior com o meio ambiente.

A usina está sendo construída na Rua 1 do Bairro Santa Paula, no Distrito de Botujuru, em um terreno de 20 mil metros quadrados. Nesse local, a gestão instalará mais de 1.900 placas solares.

Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista

De acordo com o prefeito Dr. Luiz Braz, cuidar do meio ambiente é uma obrigação para quem procura um futuro melhor. “Essa usina gera uma energia capaz de suprir o equivalente a mil casas populares que gastam em torno de R$100,00 por mês de energia. Isso só mostra a economia que a cidade terá com esse novo projeto, além de produzirmos uma energia limpa e sustentável para o meio ambiente,” completa.

Obras e proteção ao meio ambiente

Além disso, o espaço contará com uma sala de apoio técnico para visitas de alunos à usina, como explica o vice-prefeito Paulo Favaro. “Não podíamos deixar de lado a oportunidade de estudo que essa usina traz ao município. Por isso, criamos a sala de apoio técnico, possibilitando aos alunos da cidade ter uma aula na usina, o que permite aos alunos conhecer e entender de perto como uma usina solar funciona,” afirma o vice-prefeito.

O secretário de Serviços Públicos, Denis Braghetti, comenta sobre o andamento das obras. “Agora estamos no processo da criação das bases das placas. As obras estão indo em ritmo acelerado e logo nos próximos meses já entregaremos essa importante novidade para o município.

Além disso, ele ressalta que existe a possibilidade de ampliar essa usina, o que no futuro trará ainda mais economia e proteção ambiental à cidade.

Campo Limpo Paulista ganhou no ano passado o selo de Município Verde Azul graças ao trabalho de proteção ao meio ambiente. “Com essa usina, vamos manter e até mesmo ampliar o nosso reconhecimento de luta para proteger o nosso município contra a degradação do meio ambiente.”

Curiosidades sobre a Usina

Campo Limpo Paulista é a pioneira na região a trabalhar de forma efetiva com energia solar. O primeiro passo foi definir o local onde seria instalada a usina. Para isso, a Prefeitura contratou uma empresa realizou testes em terrenos disponíveis pelo município. Em seguida, constatou que o local escolhido é o que concentra a maior quantidade de raios solares ao longo do dia. Os painéis interceptam os raios solares que, ao passarem por um inversor solar, são convertidos em corrente elétrica.

A principal vantagem da utilização de usinas solares é que elas produzem energia totalmente renovável e limpa, além de ajudar o planeta a se tornar mais sustentável. Outra vantagem importante é que a usina solar possui uma longa durabilidade, com mais de 25 anos de vida útil dos painéis solares.

[tdj-leia-tambem]