Foto de ônibus de transporte público, à esquerda; foto de motorista, à direita
Vanessa é motorista há 13 anos (Foto: Arquivo Pessoal)

Quem utiliza a linha de ônibus 415 Santa Lúcia via Jardim Vitória, em Campo Limpo Paulista, já deve ter conhecido Vanessa de Castro Marques, a motorista responsável pelo trajeto.

Vanessa, de 41 anos, mora há 36 em Campo Limpo Paulista. Ela se apaixonou pela profissão após conhecer seu esposo, que também é motorista de ônibus.

Ela trabalha na empresa de transporte Rápido Luxo Campinas há um ano e três meses, mas sua história como motorista na empresa começou em 2007.

Vanessa começa sua rotina às 4h20 da madrugada para chegar ao serviço 5h35, onde fica até as 15h30, na linha 415. Ela contou ao Tribuna de Jundiaí, que apesar da rotina puxada, ainda tem tempo para promover ações em prol da causa animal, como resgates de animais abandonados.

Mulher com cachorro preto no colo
Vanessa resgata cães abandonados na cidade (Foto: Arquivo Pessoal)

Vanessa ainda ressalta que conciliar trabalho, ações beneficentes e família é uma tarefa fácil e organizada. “Meus filhos já são crescidos e nos encontramos nos terminais”.

No entanto, apesar de todo reconhecimento em sua profissão, Vanessa ainda enfrenta algumas situações machistas.

“Estava no semáforo quando um rapaz embriagado começou a me xingar aleatoriamente. Ele falava que mulher tinha que estar em casa atrás do fogão. Eu respondi: ‘lugar de mulher é onde ela quiser!’”.

Apesar disso, ela não desistiu e segue firme na profissão. “Amo minha profissão! Sou condutora de vidas, faço o que gosto e me sinto realizada”, finaliza.

[tdj-leia-tambem]