Campo Limpo Paulista possui minas de água, usadas pela população, para consumo de água em suas casas. Por isso, a Vigilância Sanitária analisou a água de 5 minas da cidade entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, para verificar sua qualidade.

De acordo com o órgão, as águas das minas não possuem qualquer controle de qualidade e não passam por nenhum tratamento. Assim, podem causar doenças e trazer riscos à saúde. Isso porquê a possibilidade de contaminação cresce em áreas urbanas, por fezes, produtos químicos, restos de animais, lixos, esgotos e outros.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente de Campo Limpo Paulista também reforça que a água pode parecer limpa e pura, mas pode estar contaminada. Entre análises recentes da qualidade da água, os especialistas identificaram a presença de um microorganismo chamado Escherichia Coli, podendo indicar a presença de fezes.

É importante ressaltar que, apesar de realizarem a análise de potabilidade periodicamente, independente do resultado, a Vigilância Sanitária não garante segurança para o consumo. Como a mina é uma fonte natural, não é possível realizar qualquer controle ou tratamento. O resultado não garante a qualidade da água que pode sofrer interferências a qualquer momento, podendo um dia estar adequada e no outro contaminada.

[tdj-leia-tambem]