Grupo de representantes municipais e profissionais de cultura e turismo posando em uma sala de eventos, cada um segurando o livro Circuito das Frutas – História, Cultura e Turismo, durante o lançamento oficial da obra.
No lançamento do livro fotográfico, representantes das cidades do Circuito das Frutas (acima) e da Prefeitura de Itatiba: obra marca os 25 anos grupo de cidades produtoras (Foto: Tatiana Rostaiser Petti/Prefeitura de Itatiba)

Celebrando os 25 anos do Circuito das Frutas, um dos mais tradicionais polos de turismo rural, gastronômico e agrícola do Estado de São Paulo, foi lançado na última segunda-feira (1º/12) o livro ‘Circuito das Frutas – História, Cultura e Turismo’. A obra apresenta um registro histórico e visual inédito dos dez municípios que compõem oficialmente o território: Itatiba, Atibaia, Indaiatuba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Com fotografia autoral de Márcio Masulino, pesquisa histórica e linguagem editorial contemporânea, o livro reforça a identidade regional de um dos circuitos turísticos mais importantes do país. Produzida pela editora KM Cultural em parceria com a Concessionária Rota das Bandeiras, a publicação foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e marcou presença com representantes municipais.

Itatiba foi representada pela secretária de Cultura e Turismo, Samantha Giani Massaretti, pela secretária de Governo, Jackeline Boava Monte, e pela servidora Heloise Pigatto, do setor de Turismo.

Uma obra de referência para pesquisadores e profissionais do turismo

Idealizador do projeto, o fotógrafo e documentarista Márcio Masulino destaca a relevância do trabalho para o fortalecimento da região. “O Circuito das Frutas é um dos exemplos mais completos de desenvolvimento regional integrado”, afirma.

Morando em Itatiba por 12 anos, cidade onde escolheu criar seus três filhos, Márcio já havia produzido materiais para o Circuito na última década. Hoje residente em São Paulo, retornou ao município neste ano para registrar, com sua experiência acumulada no Brasil, aquilo que encanta moradores e visitantes.

“Itatiba tem uma bela área rural e o parque municipal cresceu muito, tem área pet, além do Zooparque que é um atrativo incrível, que sempre me encanta. O livro reúne diversas fotos aéreas também”, comentou.

O fotógrafo registrou ainda casarões emblemáticos, como o Museu Municipal Padre Lima e o Solar Ferraz Costa — sede da Secretaria de Cultura e Turismo —, além de atrativos culturais como a Festa do Caqui e Cia. e a centenária Corporação Musical Santa Cecília, patrimônio imaterial da cidade.

Livro estará disponível em diversos equipamentos públicos

Na tarde de quinta-feira (4), Márcio esteve na Secretaria de Cultura e Turismo entregando exemplares impressos. Em breve, o livro poderá ser consultado no próprio órgão, no Parque Ferraz Costa, além da Biblioteca Municipal Chico Leme, do Arquivo Público Municipal Norberto Carride, do recém-entregue Moinho do Denoni e do Museu Municipal Padre Lima, que funciona como Ponto de Informação Turística (PIT).

A obra também foi apresentada na reunião do Conselho de Prefeitos do Circuito das Frutas, realizada na quarta-feira (3). Bilíngue (português/inglês), o livro reúne 180 páginas sobre atratividade turística, festas tradicionais — como a Festa do Caqui e Cia. —, história, vocação agrícola e tradições dos municípios.

Portal digital ampliará o acesso ao conteúdo

Além da versão impressa, o projeto prevê o lançamento de um portal digital gratuito com informações históricas, turísticas e culturais reunidas durante a pesquisa. O conteúdo ficará disponível em breve para visitantes, pesquisadores e toda a comunidade interessada na cultura regional.