
Em Itatiba, o projeto “Adote um Idoso” desenvolvido pelo Fundo Social do município tem aproximado idosos e jovens interessados em ajudar. Tarefas comuns, como ir à farmácia, ao mercado ou se locomover pela cidade, hoje, têm apoio de pessoas mais novas, com menos risco de desenvolver a forma grave de Covid-19 se forem infectadas.
Segundo a diretora do Fundo Social de Itatiba, Mayara de Oliveira, esse gesto, além de proteger e diminuir a chance de exposição ao vírus, também é uma forma de mostrar aos mais velhos que eles não estão sozinhos.
“Eles se sentem acolhidos, esse é o principal objetivo. Mesmo longe estamos sempre cuidando e apoiando eles”.
Roberto Franco de Camargo Silva é advogado. Quando pode, também assume a função de voluntário.
“Quando eu fui convidado pelo fundo, não sabia direito quem era a pessoa. Dei a carona para a unidade de saúde e quando vi eram pessoas que eu conhecia. Fiquei muito feliz de poder ajudar”, disse.
Val Oliveira Monte foi uma das auxiliadas por Roberto. Ela que sempre utilizou transporte público, agora opta pela carona.
“Eu fiquei muito feliz, ele é uma pessoa muito legal. Me senti muito acolhida. Dia desses um carro passou na rua e me mandou ir pra casa. Mas eu não estava ali porque queria, mas sim porque precisava”, contou.
[tdj-leia-tambem]
Com informações do G1.