
Neste mês de março, a concessionária Rota das Bandeiras anunciou que irá intensificar as obras de construção da Perimetral de Itatiba. A nova via irá interligar as rodovias Eng. Constâncio Cintra (SP-360), Romildo Prado (SP-063) e D. Pedro I (SP-065). Assim, a rota deve eliminar o fluxo intermunicipal do perímetro urbano.
De acordo com a Rota das Bandeiras, a equipe designada para o trabalho irá aproveitar o fim do período de chuva na região para focar em terraplanagem, drenagem profunda e no reforço em áreas de solo mole da via. Pela primeira vez desde o início da concessão, a equipe utilizará nove motoscrapers. O equipamento “2 em 1” corta e transporta o material coletado para a parte frontal do aterro.
“Como temos um volume de terra muito grande e as regiões de corte e aterro são próximas, este tipo de equipamento é o mais indicado, em substituição a escavadeiras tradicionais e o transporte com caminhões”, explica o engenheiro responsável pela obra, Rodrigo Lemos.
Já que a nova rodovia fica em uma região montanhosa, será necessário realocar cerca de 1,5 milhão de metros cúbicos de terra. Essa quantidade de terra é o equivalente a 580 piscinas olímpicas. A princípio, a obra tem 120 operários, que no total manuseiam 93 equipamentos. Com isso, a equipe deve concluir os serviços de terraplanagem e pavimentação da via no primeiro semestre de 2022.
Investimento e melhorias
De acordo com a concessionária, o investimento total nas obras da Perimetral da Itatiba será de R$ 135,1 milhões. Assim, a nova rodovia devem atender a demanda de 5,6 veículos diariamente. A construção também irá facilitar o deslocamento de motoristas de outras regiões.
Como novidade, a nova via contará com um canteiro central que separará as pistas e também um acostamento e refúgio. A Rota das Bandeiras implantará quatro passagens inferiores e uma via local.
Além disso, os motoristas terão acesso à uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), guinchos, mecânicos e ambulâncias.
Paralelamente às obras, a concessionária ainda aguarda a aprovação do projeto de implantação da terceira etapa de implantação da nova rodovia. A última parte do processo irá garantir a conexão da Perimetral com a rodovia D. Pedro I (SP-065), a partir da rodovia Luciano Consoline (SP-063).