Spid Cup: campeonato de arrancada
Foto: Divulgação

Neste final de semana, de 5 a 7 de julho, a Spid Cup, um dos campeonatos de arrancada mais prestigiados do país, retorna a Itatiba, interior de São Paulo, para sua terceira etapa. Esta edição já conta com quase 150 pilotos inscritos, vindos de todas as regiões do Brasil.

A maioria competirá na categoria mais potente do evento, prometendo corridas intensas e emocionantes. Com a previsão de baixas temperaturas, as condições são ideais para que os pilotos possam superar seus limites e bater novos recordes. A física explica a expectativa: com o ar mais frio, a densidade aumenta, permitindo maior quantidade de oxigênio na câmara de combustão dos motores, o que resulta em mais potência.

Entre os destaques está o piloto argentino Pablo Diaz, que irá competir com um Fiat 600 na categoria Super Livre 5.0, um carro compacto equipado com um motor de alta performance.

Entretenimento para toda a família

Além das competições de alta velocidade, a Spid Cup oferece diversas atrações para os visitantes. O evento conta com uma praça de alimentação variada e áreas de entretenimento para crianças, tornando-se uma ótima opção de lazer para toda a família.

Solidariedade em alta velocidade

Os organizadores também estão promovendo uma campanha de doação de agasalhos. Quem levar um agasalho em bom estado poderá participar de um sorteio para uma experiência única: uma largada como carona em um Dragster de dois lugares. As doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Itatiba, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.

A Spid Cup 2024

A Spid Cup deste ano é composta por várias etapas, cada uma trazendo provas desafiadoras. A competição é dividida em 16 categorias, com veículos que variam desde modelos clássicos como Gol e Chevette até ícones como Mustang e Camaro.

SpidCup: campeonato de arrancada
Foto: Divulgação

Os percursos têm 201 metros, com alguns carros atingindo até 300 km/h em apenas 3 segundos. A categoria Pro Mod, a mais rápida e prestigiada, coloca o Brasil entre os três países com mais carros dessa classe, ao lado de Estados Unidos e Austrália.

Programação das etapas

  • 15 a 17 de Março / Pre Stage (Etapa 1)
  • 24 a 26 de Maio / Etapa 2
  • 05 a 07 de Julho / Etapa 3
  • 16 a 18 de Agosto / Etapa 4
  • 11 a 13 de Outubro / Etapa 5
  • 21 a 24 de Novembro / SPID FEST – Festival da Arrancada Brasileira

As provas começam às 9h, prometendo dias inteiros de diversão.

Ingressos e informações

Existem dois tipos de ingressos disponíveis para a Spid Cup:

  • Arquibancada: R$ 70,00 (crianças até 10 anos não pagam mediante apresentação de documento).
  • Passaporte para sábado e domingo: R$ 130,00.

Para quem busca uma experiência premium, o Espaço Lounge Spid oferece uma visão privilegiada da pista, open bar com chopp, refrigerantes, água, burgers, pizzas e cachorro-quente. O ingresso individual custa R$ 299 por dia e inclui uma caneca personalizada. Crianças de 6 a 12 anos, acompanhadas por um responsável, pagam R$ 95 por dia, com apresentação de documentos. Consumo de bebidas alcoólicas é proibido para menores de idade.

Estrutura e acessibilidade

O São Paulo International Dragway (SPID) oferece uma infraestrutura completa, com livre acesso às arquibancadas e à área de boxes. Os visitantes podem ver os carros de perto, tirar fotos com os pilotos e explorar os detalhes técnicos das máquinas de alta velocidade. O local também dispõe de estacionamento, áreas cobertas, praça de alimentação e espaços de recreação para crianças.

Segurança e desempenho na pista

A pista da Spid tem 1100 metros de extensão e 17 metros de largura, permitindo arrancadas lado a lado em percursos de 201 ou 402 metros. Projetada para oferecer máxima segurança e desempenho, a pista conta com um trecho de 402 metros de concreto, seguido por asfalto. Equipamentos de segurança, como pedras brita, redes de contenção, tambores d’água e barreiras de contenção, garantem a proteção dos pilotos.

Para melhorar a tração e a força dos veículos, a pista recebe uma aplicação de VHT ou Track Bite antes das provas, uma borracha líquida que aumenta a aderência dos pneus ao asfalto, proporcionando maior performance.