Estação de Tratamento de Água em Itupeva
Foto: Prefeitura de Itupeva

A Secretaria de Habitação, Obras e Urbanismo da Prefeitura de Itupeva se uniu à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para executar diversas ações que devem melhorar o setor na cidade.

De acordo com Kleberson Renato, secretário de Habitação, Obras e Urbanismo de Itupeva, as obras estão sendo realizadas tanto na reserva, captação, tratamento e distribuição de água, como na coleta e tratamento de esgoto.

“Esse trabalho de parceria é fundamental. São ações importantes para o futuro de Itupeva. Essa foi uma determinação do prefeito Marcão Marchi, para que houvesse todo empenho junto a Sabesp para melhorar o saneamento básico do município”, comentou o secretário.

Além disso, segundo Kleberson, a Prefeitura também solicitou à Sabesp o início da obra de ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) São José, ainda que o licenciamento ambiental da represa esteja sendo executado. O valor estimado desta etapa é de cerca de R$ 14 milhões.

“Ressaltamos também que solicitamos à Sabesp a implantação de nove poços semiartesianos para auxiliar no abastecimento. Até momento três já estão executados”, finalizou Kleberson Renato.

Andamento das obras

Dessa forma, até o momento estão em execução:

  • A ampliação da ETA São José, que tem a capacidade atual de 40 litros por segundo, mas passará para 150 litros por segundo.
  • Serviços na adutora de 400 mm que interligará a ETA São José à ETA Rio das Pedras.

Além disso, também está em ritmo acelerado o emissário na margem esquerda do Rio Jundiaí. De acordo com a Prefeitura de Itupeva, a execução do serviço alcançou 70% de conclusão. Para esse serviço de tratamento de esgoto, Itupeva investiu aproximadamente R$ 9 milhões.

[tdj-leia-tambem]