homem de muleta, à esquerda; homem com família, à direita
José Carlos sofreu um acidente de trabalho com trator (Foto: Arquivo Pessoal)

Desempregado e sem ter como pagar uma prótese, o morador de Itupeva José Carlos Santos, de 52 anos, fez uma vaquinha online para arrecadar o item que pode custar até R$ 40 mil.

Ele perdeu a perna esquerda em um acidente de trabalho com trator no dia 7 de setembro de 2018: “Lutei para sobreviver”.

José ainda contou ao Tribuna de Jundiaí que, antes do acidente, passou por uma cirurgia no ligamento do joelho direito e tem pinos no membro. “Por ser o único membro que uso para me movimentar, a situação está pior a cada dia”, afirma.

Ele detalha que “sustentar” seu peso de 80 quilos em uma perna com pinos é algo muito difícil e doloroso, o que impõe vários limites no seu dia a dia, como para conseguir um emprego.

José atuava como autônomo, mas após perder o membro tentou buscar um trabalho e não conseguiu por conta de sua condição física.

José é pai de cinco filhos, três adultos e duas crianças, de 4 e 6 anos. Ele contou sobre a preocupação de garantir o sustento para seus filhos e destaca que a prótese seria uma alternativa para ajudá-lo a voltar ao mercado de trabalho. “É muito difícil andar com uma perna só”.

O morador de Itupeva já buscou atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas foi informado que o processo para aquisição do item pode levar até oito anos. “O médico disse que se eu não colocar a prótese posso perder o outro joelho”, diz preocupado.

Para ajudar José, os interessados podem clicar aqui e contribuir na vaquinha online.

“Podem doar qualquer quantia. Sei que juntos vamos conseguir comprar esta prótese”, diz confiante.

O locutor Marco Rocha também abraçou a causa e fez um apelo. Assista a seguir:

[tdj-leia-tambem]