Avenida Emílio Checchinato, em Itupeva, será interditada a partir de segunda (28)

As obras contra enchentes realizadas no Córrego da Lagoa, em Itupeva, seguem avançando e alcançam o trecho de cruzamento da Avenida Emílio Checchinato e a Rua José Tonoli. Como divulgado pela Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, será necessária a interdição das vias para realização do escavamento e instalação das aduelas. A intervenção tem previsão de 60 dias.

Os Departamentos de Trânsito (Demutran) e de Comunicação da Prefeitura de Itupeva vêm realizando a divulgação do processo junto à moradores, comerciantes, comunidade escolar das unidades de ensino da região e toda população que trafega e utiliza o trecho em seu dia a dia. Faixas, folders e vídeos foram produzidos para informar e orientar a população.

Nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Mobilidade Urbana apresentou o plano viário alternativo para os vereadores. Ao reportar detalhadamente o planejamento, a prefeitura atende ao pedido da Câmara e contará com o auxílio dos parlamentares para levar a informação para suas bases. “A transformação dessa área, que historicamente sofreu com alagamentos e enchentes em uma região segura e com qualidade de vida para moradores, comerciantes e toda população está se tornando realidade. E esse trabalho continua a todo vapor”, explicou o Prefeito em exercício Angelin Lorenção durante o encontro.

Preocupação com o comércio

Com objetivo de reduzir impactos à população, a Prefeitura trabalhou junto à construtora responsável para realizar ajustes no planejamento da intervenção, e manter, pelo menos no início das obras, parte da via liberada para acesso local de veículos leves.

“Com análises técnicas aprofundadas, conseguimos manter o acesso local na região, ao menos na parte inicial da intervenção, para que os comerciantes não sejam afetados. Essa já era a intenção da prefeitura e também dos vereadores, que trouxeram essa preocupação para nós. As avaliações serão permanentes durante a obra para a tomada das melhores decisões”, afirmou o secretário de Obras Kléberson da Silva

Rua José Tonoli

A Rua José Tonoli permanecerá com acesso liberado. Para o período de interdição total da Av. Emílio Checchinato, o plano de trânsito irá transformar cada uma das vias em mão dupla, permitindo o acesso à toda a sua extensão até o ponto de obras do cruzamento, com estacionamento local nas guias restringido.

Atenção Ambiental

Para a execução das obras contra as enchentes, inevitavelmente haverá a necessidade de remoção de algumas árvores ao longo do leito do córrego, mediante as devidas autorizações ambientais já realizadas. A Prefeitura irá realizar uma nova arborização no local e também o replantio de mudas para recomposição em outras localidades. Entre espécies nativas e exóticas, será realizado o plantio de um total de 580 árvores.

Rota Alternativa 01

Origem: Região do Monte Serrat
Destino: Hospital / Jardim Brasil
Av. Nelson Gula – Rua Nica Preta – Av. José Marchi – Av. Italia – Av. Guanabara – Av Brasil.

Rota Alternativa 02

Origem: Região do Monte Serrat
Destino: Paço Municipal/Parque da Cidade
Av. Nelson Gula – Av. 21 de Março –Rua Xisto Araripe – Rua José Poli – Rua Vicente de Paula Tartalha – Av. Brasil

Rota Alternativa 03

Origem: Região do Monte Serrat
Destino: Chave/ Hortênsia
Av. Nelson Gula – Praça São Paulo – Estrada da Mina – Rua Alexandrina M. de Oliveira – Emilio Chechinato

Rota Alternativa 04

Origem: Região do bairro da Chave
Destino: Centro/ M. Serrat
Av. Emilio Chechinato – Av. Francisco Nakasato – Emancipadores do Município – Rua Jundiaí – Av Brasil. 

Rota Alternativa 05

Origem: Região do bairro da Chave
Destino: Centro/ M. Serrat
Av. Emilio Chechinato – Rua Alexandrina M. de Oliveira – Estrada da Mina – Praça São Paulo

Rota Alternativa 06

Origem: Região do bairro da Chave
Destino: Centro/ M. Serrat
Av. Emilio Chechinato – Rua Luiza F. Pacheco Stella (Blocos Vissoli) – AV. Emancipadores do Município – Rua Jundiaí – Av Brasil