
A ação de fiscalização de Itupeva começou nesta sexta-feira (26), com foco nos estabelecimentos comerciais e orientação à população, em relação às medidas restritivas para controle do contágio da Covid19.
Uma força-tarefa segue monitorando as ruas da cidade, com participação da Fiscalização do Comércio, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal, servidores da Blitz Covid-19 e Polícia Militar. Segundo a Prefeitura de Itupeva, a ação começou na região central da cidade, e depois se deslocou para os outros bairros.
De acordo com o chefe do Departamento de Fiscalização do Comércio, Marcelo Tavares, a operação começou de forma positiva em Itupeva. “Os comerciantes nos recepcionaram muito bem e estão compreendendo a gravidade da situação”, explicou.
A ação foi elogiada e apoiada por David Braz, proprietário de uma loja de informática no centro de Itupeva. “Inicialmente, sempre fui contrário a esse tipo de ação, mas diante dos fatos que estão acontecendo no momento, a proposta desta iniciativa é muito bacana. Afinal, há cerca de 15 dias, desde quando entrou em vigor o decreto da Fase Emergencial, nós apenas ouvíamos dizer que alguém estava com a doença e, hoje, temos pessoas próximas com a Covid e que estão morrendo. Portanto, atualmente, vejo a necessidade desta ação. Em meu comércio estou seguindo todas as medidas sanitárias e de saúde, trabalhando com quadro reduzido de funcionários, tentando fazer a minha parte”, comentou.
A coordenadora técnica da Vigilância Sanitária, Joseli Cristina Debone, reforçou a importância da fiscalização para o controle da pandemia na cidade. “O propósito desta ação é evitar riscos à população, com relação à transmissão do Coronavírus e, ainda, garantir que comércios e serviços adotem medidas de prevenção e segurança dos seus produtos e colaboradores”, disse.