
Após realinhar o planejamento inicial, conseguindo recursos para uma ampliação que atendesse a demanda de alunos da região do bairro Santa Eliza, a Prefeitura de Itupeva autorizou a ordem de serviço e as obras do novo prédio da escola Cássio Bussab começaram nesta quinta-feira (13), com a presença do Prefeito Marcão Marchi, lideranças e autoridades.
“Encaramos o desafio de fazer uma escola maior e mais preparada para oferecer mais vagas e com melhor infraestrutura educacional. A comunidade escolar está nos ajudando nesse momento transitório, pois entendeu que nossa gestão está pensando no futuro da cidade e das crianças”, declarou o prefeito, durante acompanhamento da etapa de fundação da nova estrutura.
Com a nova escola Cássio Bussab, as famílias da região terão perto de suas casas o atendimento para crianças de zero a 3 anos, que até o momento precisam frequentar as unidades centrais. Além disso, o projeto ampliará a oferta de vagas para alunos do Jardim I ao 5° ano. O novo Cemeb tem estrutura para atendimento de 220 estudantes.
Com investimentos de mais de R$ 2 milhões, financiados junto ao Finisa/Caixa Econômica Federal, a nova unidade tem prazo inicial de seis meses para a execução do prédio, que contará com três salas de aula com fraldário, para alunos até 3 anos, e outras quatro salas para alunos até 6 anos, todas com solário. Pátio coberto, refeitório e toda estrutura administrativa e educacional, além de cozinha no padrão FNDE (Federação Nacional para o Desenvolvimento em Educação) estão no projeto, que foi enquadrado às normas de acessibilidade, prevenção e combate a incêndios e respeito ao meio ambiente.

“Essa será a primeira unidade municipal de ensino sustentável. Com ela inauguramos também uma nova era que tem sempre como ponto de atenção o meio ambiente. A nova Cassio Bussab, aqui no Santa Eliza terá energia solar e sistema de reuso de água de chuva”, explicou o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá.
O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, salientou que esta obra reafirma o compromisso da atual Administração Municipal com a Educação de qualidade e acessível à população onde há demanda. “O novo equipamento de Educação trará muitos benefícios para comunidade local, dentre eles o menor tempo de deslocamento dos alunos, segurança e comodidade com estrutura física completa e adequada aos estudantes, dobrando a capacidade de atendimento do prédio anterior”, disse.
Também estiveram presentes os vereadores Lucas Schiavi (Fumacinha), Everaldo Moreira de Freitas (Primo do Hortênsia) e César Farali, além dos secretários municipais, Kleberson Renato da Silva (Obras e Planejamento Urbano), Antônio Germano Sai (Infraestrutura e Manutenção da Cidade) e Jair Gomes (Mobilidade Urbana e Meio Ambiente).