A capacidade de gestão, a articulação e a rede mais estuturada tornam Itupeva referência regional na área de Desenvolvimento Social. Em breve, municípios do entorno poderão resultar na implantação de serviços regionalizados na cidade.
Este assunto foi tema de reunião na manhã desta quinta-feira (23), no Paço Municipal, onde o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, recebeu a visita da diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS Campinas), Janete da Silva Lopes e da gestora de Assistência Social de Nazaré Paulista, Elisângela Carvalho.
A visita em questão serviu para dialogar sobre um evento que acontecerá no dia 12 de abril, às 10h, no Cine Teatro Dr. Aluízio Rebello de Araújo, no Parque da Cidade. Neste evento, Itupeva dará mais um passo inovador da Gestão Pública, com a implantação de um consórcio que lidará com algumas ações voltadas ao Desenvolvimento Social. Dentre elas, estão o “Serviço de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência” e, posteriormente, uma “Residência Inclusiva” (moradia para pessoas com deficiência), ambas com sede em Itupeva, co-financiadas pelo Governo do Estado de São Paulo.
“Neste evento do dia 12 de abril, receberemos representantes dos municípios da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e demais cidades interessadas nesta adesão ao consórcio. Itupeva será referência regional e estamos muito otimistas por este momento”, afirmou Alexandre Mustafá.
[tdj-leia-tambem]
Representando a região
De acordo com Elisângela Carvalho, o apoio do Poder Executivo de Itupeva é extremamente importante para a região. “Afinal, Nazaré Paulista assim como outros quatro municípios de pequeno Porte I da Região Bragantina, não conta com uma rede tão bem estruturada, como acontece em Itupeva. Portanto, quando o vice-prefeito Alexandre Mustafá nos acolhe, esse ato tem grande representatividade, pois estamos inseridos na Região de Campinas”, salientou, explicando que, no dia 12 de abril, o evento de Itupeva contará com a presença de prefeitos e presidentes de Câmaras Municipais. “Na ocasião, visamos a assinatura deste instrumento jurídico, o consórcio que vai legitimar esses municípios”, explicou a gestora de Assistência Social de Nazaré Paulista.
Saldo positivo
Por sua vez, Janete da Silva considerou que, a reunião desta manhã foi concluída com saldo positivo. “Esta conversa e este apoio da Prefeitura de Itupeva foram fundamentais, com o intuito de otimizar este consórcio, que será o instrumento para implantarmos e alocarmos os serviços de alta complexidade, sendo estes nossos maiores interesses”, salientou, reforçando que o município de Itupeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, conduzido pela secretária Aline Alves, tem grande poder de articulação e execução de políticas públicas.
“Justamente por isso, Itupeva foi escolhida para sediar o Serviço de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência, que já está mais encaminhado e, agora, uma Residência Inclusiva, ambas para prestarem atendimento de forma regional”, concluiu a diretora regional da DRADS Campinas. O setor atua como um braço da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.