
Desde o início de abril, a cidade de Itupeva tem vivido um novo momento em relação à assistência do parto. Recentemente o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora Aparecida passou por melhorias. Além disso, uma doula passou a fazer parte do corpo clínico do hospital.
Com o projeto “Doula por amor”, as gestantes acompanhadas na Rede de Saúde que estiverem com idade gestacional a partir das 37 semanas, recebem orientações da doula Thaísa Rivello Ferraz. A profissional realiza encontros de rotina, onde as gestantes tiram dúvidas e se tornam autoconfiantes para o momento tão esperado do parto.
“Com o meu trabalho na UBS queremos que as gestantes se conscientizem sobre seus direitos, os melhores exercícios para o encaixe do bebê e que facilitam o processo de dilatação. Tivemos um parto natural de sucesso, com intervenções mínimas”, disse a doula Thaísa.
‘Foi importante ter ela comigo’
Um dos primeiros partos naturais do projeto aconteceu no fim de semana. Jéssica Tostes recebeu apoio durante todo o trabalho de parto no Hospital. A doula também a orientou.
“Ter o acompanhamento de uma mulher incrível e paciente me ajudou demais. Está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo. Com certeza foi importante ter ela comigo, para o meu parto normal”, disse Jéssica. Henrique nasceu de 38 semanas e 5 dias, direto para os braços da mãe. A presença de uma doula durante o trabalho de parto garante autoconfiança para as mulheres, principalmente no que se refere à garantia dos direitos da parturiente e o recém-nascido.
[tdj-leia-tambem]