Marcão Marchi, de Itupeva
Foto: Divulgação

O Ministério Público descartou eleição suplementar em Itupeva e Marcão Marchi segue apto para concorrer à reeleição para prefeito do município.

O promotor de Justiça, Jocimar Guimarães, descartou a possibilidade de um pleito suplementar na cidade, conforme sentença do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A decisão é de quando Marcão Marchi foi condenado por uso abusivo de meio de comunicação nas eleições de 2016.

Sobre a possibilidade de Marcão Marchi estar inelegível e não poder concorrer à reeleição em novembro, o promotor ressaltou que o registro do prefeito foi deferido e homologado pela Justiça Eleitoral sem nenhuma impugnação.

Já na Câmara Municipal, a Procuradoria Jurídica estaria aguardando as orientações da Justiça Eleitoral da cidade.

Guimarães seguiu a mesma linha do juiz eleitoral de Itupeva, Maurício Garibe. No último sábado (24), questionado sobre um possível afastamento e inelegibilidade de Marcão Marchi por conta da condenação, Garibe demonstrou surpresa com a decisão dos desembargadores e aguarda orientação após ter feito consulta ao Tribunal. O promotor e o juiz disseram que o TSE suspendeu a realização de pleito suplementar em todo o Brasil, em decorrência da pandemia do Coronavírus.

Nota de imprensa

A Assessoria de Marcão Marchi divulgou na última quinta-feira (22), uma nota.”Não há impedimentos legais para o cumprimento do atual mandato e o prefeito Marcão Marchi continuará no exercício de suas funções administrativas, cuja gestão é fruto de eleição legítima no pleito de 2016.”

A nota de imprensa também detalha que “a despeito da decisão do TRE em negar o efeito suspensivo da cassação, o mérito dos embargos será julgado em data a definir. O prefeito seguirá no cargo e da mesma forma segue normalmente a candidatura e a campanha eleitoral 2020 na qual concorre à reeleição com registro devidamente deferido e transitado em julgado.”

Por fim, a nota é concluída mencionando a promessa de continuidade de trabalho. “Ciente de sua responsabilidade com a população de Itupeva, Marcão Marchi não permitirá nenhum interrompimento de serviços da Prefeitura.”

[tdj-leia-tambem]