
Segundo balanço feito pela Secretaria de Saúde de Itupeva, das 127 pessoas que estavam agendadas para receber a primeira dose da vacina contra a Covid no dia 2 de abril, 47 se ausentaram. Essas pessoas faziam parte do grupo prioritário de faixa etária 68 anos. “Com essas faltas temos um retrabalho muito grande, atrasando todo nosso procedimento”, explica a secretária municipal de Saúde, Luciane A Alves da Cunha.
A secretária acredita que o principal motivo é a falta de atenção ao recebimento do SMS. “Reforço a importância das pessoas se atentarem para essas informações contidas na mensagem de SMS. Na grande maioria dos casos os filhos estão fazendo os cadastros e não se atentando às datas e horários”, ressalta.
Esquema de vacinação
O município de Itupeva reforça ainda que, para que haja sucesso na vacinação, uma logística é seguida. O Ministério da Saúde envia aos municípios as doses, de acordo com cada faixa de idade, porém não são suficientes para imunizar toda a população ao mesmo tempo. Assim que uma nova remessa chega ao município, são disparados SMS com a informação dos agendamentos de acordo com o pré-cadastro.
“Ninguém vai perder a vacina, mesmo que os grupos prioritários avancem. Mas, para organização, há uma fila para cada idade e ela precisa ser seguida”, pontua Luciane. As vacinas que estão sendo aplicadas no município fazem parte da produção do Instituto Butantan e da Fiocruz, sendo a vacina Coronavac e a Astrazeneca, respectivamente.