Perspectiva artística da praia artificial em condomínio de luxo em Itupeva
Foto: KSM Reality/Divulgação

Durante a pandemia, um condomínio residencial em Itupeva, se tornou uma fortaleza de milionários, e recebeu uma praia artificial, com piscinas que reproduzem vários tipos de ondas. A promessa é deixar satisfazer até um surfista profissional com a novidade. A empresa responsável pelo empreendimento é a KSM Realty.

Como um alto investimento de cerca de R$ 160 milhões, que inclui o custo da tecnologia, dos equipamentos para a construção e a praia artificial, a decisão foi de construir a praia artificial em um empreendimento que já estava de pé e operando. O local escolhido foi o condomínio Fazenda da Grama. A praia artificial tem cerca de um quilômetro de “orla” e 28 mil metros quadrados de espelho d’água, que formam o “mar”.

“Com a Covid19, a mentalidade das pessoas sobre a vida mudou. A procura foi muito acima da média”, comenta Oscar Segall, da KSM Realty. De acordo com a empresa, antes da pandemia foram realizadas 67 vendas de lotes. Já em 2020 e 2021, na fase 3 de expansão do loteamento, foram mais 130 vendas, alcançando R$ 220 milhões de valor de vendas.

Perspectiva artística da praia artificial em condomínio de luxo em Itupeva (Foto: KSM Reality/Divulgação)

Para a fase 4, que ainda será vendida, o valor projetado está na casa de R$ 450 milhões. Segall conta que o sucesso do projeto tem feito com que outros condomínios residenciais analisem o investimento nesse tipo de “praia”, como o da Fazenda Boa Vista. O preço do metro quadrado, que começou nos R$ 800, já é negociado hoje próximo de R$ 2 mil.

O executivo diz que analisa instalar praias artificiais em outras localizações, como Belo Horizonte e Nova Lima, em Minas Gerais. Está nos planos ainda lançar parques ou empreendimentos de multipropriedade – quando o comprador divide a propriedade do imóvel com outros donos.

Ondas artificiais

Para construir a piscina com ondas artificiais, a KSM fez uma parceria com a empresa espanhola Wavegarden, que tem quatro parques pelo mundo com tecnologia igual à da Praia da Grama, que é o primeiro projeto semelhando em um complexo residencial no Brasil. Depois do sucesso do empreendimento, a KSM fechou contrato para representar a marca espanhola no Brasil pelos próximos 10 anos.

Uma das concorrentes da Wavegarden é a Kelly Slater Wave Company, do surfista Kelly Slater, que se uniu a empresas para lançar empreendimentos do tipo. Segundo Segall, a maior diferença da KSM, é a quantidade de ondas. As piscinas de Slater têm uma onda a cada 4 minutos; já as da Wavegarden produzem uma onda a cada 8 segundos.

Perspectiva artística da praia artificial em condomínio de luxo em Itupeva (Foto: KSM Reality/Divulgação)

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