
Inspirada no livro ‘O Mundo Colorido de Tarsila do Amaral’, que faz parte do projeto ‘Redescobrindo Tarsila nas escolas do município’, as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Itupeva passaram por uma revitalização física e agora também com revitalização artística.
Esse trabalho vem sendo executado pelo artista e servidor público Luiggi Vianna, que já desenvolveu a ação em nove unidades da Rede Municipal, com pinturas coloridas e educativas. “Esse trabalho é feito de coração, lembrando que, uma vez que é feito para crianças, exige um limite até mesmo na teoria das cores, pois envolve psicologia, religião e, principalmente, arte”, disse.
O artista Luiggi Vianna já executou diversos trabalhos em diferentes secretarias municipais, além de ter atuado em outros estados brasileiros e em mais de 25 países. “Eu fui destaque no maior concurso de arte de Firenze, na Itália, trazendo para Itupeva o prêmio Michelangelo Buonarrot de Arte, sendo catalogado ‘Gadarte da Toscana’. Porém, meu maior orgulho é nossa casa, Itupeva”, comentou.
[tdj-leia-tambem]
O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, explicou que a revitalização artística tem gerado impacto positivo em toda a comunidade escolar. “As crianças acompanham o processo de revitalização, os pais ficam felizes em ver seus filhos em ambientes agradáveis e os profissionais da Educação se encantam em poder trabalhar num espaço que se torna uma verdadeira galeria de arte. Além disso, em finais de semana, se tornou muito comum, os turistas pararem em frente às unidades e registrarem as obras, por meio da fotografia”, detalhou o secretário.
Já a diretora da Emefei Fazenda Calixto, do bairro Monte Serrat, Gislaine Silveira, afirmou que a revitalização artística na unidade escolar proporcionou um ambiente mais harmonioso aos alunos. “Eu noto no olhar das crianças a felicidade de verem a escola sendo cuidada com carinho e renovada com essas obras inspiradas em Tarsila do Amaral. Portanto, é muito gratificante vivenciar um momento como esse e trabalhar nesta unidade”, resumiu.