
Nesta sexta-feira (9), a equipe da Guarda Civil Municipal de Itupeva ganhou um smartphone para o gerenciamento do aplicativo “Está Acontecendo”, que auxilia no combate contra a violência doméstica na cidade.
A doação do aparelho celular de sistema Android foi realizada pela empresária Claudiana Pereira, que destacou a importância em colaborar com a iniciativa em Itupeva. “Esse aplicativo ajudará a população e quanto mais rápido estiver em funcionamento será extremante importante para mulheres, crianças e idosos”, comentou.
José Augusto Gonçalves Alves, comandante da Guarda Civil Municipal de Itupeva, agradeceu a doação da empresária e ressaltou como o aplicativo irá ajudar a corporação no combate à violência doméstica. “A GCM sempre recebeu denúncias que envolvem crianças, adolescentes, idosos e mulheres (com medida protetiva). Porém, por meio deste aplicativo, com uso do smartphone, o nosso serviço ganhará em agilidade, para prestar esse atendimento”, comentou.
‘Está Acontecendo’
O app de denúncias “Está Acontecendo” é uma das ferramentas utilizadas pelas equipes da GCM de diversas cidades, que colabora com o combate de crimes de violência contra crianças, adolescentes, idosos e mulheres, com medida protetiva. Com apenas alguns toques na tela do celular, a vítima pode pedir socorro.
Para a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Aline Alves, a nova ferramenta será de extrema importância para as vítimas de violência doméstica. “O aplicativo será mais um mecanismo de combate à violência contra a criança, o idoso e, principalmente, à mulher. A partir de agora, estaremos em contato com os desenvolvedores para definirmos os últimos detalhes da implantação desta ferramenta na cidade”, detalhou.
O aplicativo “Está Acontecendo” está disponível gratuitamente para os aparelhos com sistema operacional Android.
A ferramenta também foi implantada há cerca de dois meses para a população de Várzea Paulista.