
A Guarda Civil Municipal celebra, nesta quarta-feira (20), 30 anos de serviços prestados à população de Itupeva. A data é especial para a corporação, que desenvolve trabalho fundamental na segurança pública do município.
Neste período, a GCM evoluiu tanto em estrutura, quanto em efetivo e atribuições.
Cronologia
Em 1992, a 1ª sede funcionava em um pequeno prédio que fazia parte da Estrada de Ferro Sorocabana, instalado na Praça São Paulo, 3, no centro de Itupeva, reunindo um efetivo de 8 guardas, sob o comando do sargento PM, José Araújo Vieira.
Na ocasião, o uniforme da GCM era marrom, a corporação era desarmada e todo trabalho de patrulhamento no horário comercial era feito a pé.
Já no ano seguinte, o sargento PM, José Edson Ramos assume o posto de novo comandante da GCM e após 4 anos de sua gestão, o efetivo passou a contar com 23 agentes.
Em janeiro de 1997 – ano em que primeiras viaturas da GCM foram adquiridas pela Gestão Municipal – assume o comando da corporação o também sargento da PM, Antonio Bonequini, que permaneceu até fevereiro de 2012. Ao longo deste período houve aumento do efetivo, bem como uso de arma de fogo e qualificação profissional, de acordo com a Lei Federal n° 10826, de 22 de dezembro de 2003.
[tdj-leia-tambem]
Em 2013, a GCM passa a contar com um novo comandante, Dr. Vladimir Manzato dos Santos, ano em que a sede da corporação muda de endereço, atendendo na rua Emancipadores do Município, 141, no centro. Nesta mesma época, o efetivo tem um acréscimo, com o ingresso de 16 novos agentes, além da implantação das primeiras câmeras de monitoramento.
A partir do ano de 2017, em cumprimento ao que dispõe a Lei Federal n° 13022, de 8 de agosto de 2014, a Guarda Civil Municipal passou a contar com comandantes da própria instituição, nomeando para este posto o GCM Dirceu Cruz Guardia.
Posteriormente, em 2018, o subinspetor GCM José Augusto Gonçalves Alves esteve à frente da corporação até julho de 2021.
Atualmente, o cargo é ocupado pelo subinspetor GCM, José Mario Pereira da Silva.
GCM na atualidade
A corporação conta com efetivo de 97 agentes; a estrutura de monitoramento foi ampliada para 32 câmeras OCR (Muralha Digital) e 34 câmeras de circuito fechado; bem como firmou parceria com a Polícia Rodoviária Federal e com o Sistema Cortex do Ministério da Justiça; a frota foi renovada e ampliada, num total de 20 veículos, entre automóveis e motocicletas.
O canil da GCM vem passando por uma reestruturação, com a chegada de novos cães, que estão sendo treinados para auxiliar os trabalhos na área de segurança. Ao todo são 7 cães para essa atividade.
Recentemente, a GCM também recebeu novos armamentos (armas e munições) e apostando na qualificação profissional dos seus agentes tem promovido capacitação técnica.