
As chuvas que atingiram a cidade de Itupeva entre as 17h de quarta (4) e 1h da manhã de quinta (5), tiveram índice pluviométrico muito acima do esperado, totalizando 90 mm neste período.
Considerando que há previsão de chuvas até 7 de janeiro, conforme a meteorologia, a Defesa Civil mantém o monitoramento. No momento, o munícipio encontra-se em estado de observação.
De acordo com Jonas Furlan, assessor de Defesa Civil, a quantidade foi muito elevada, tendo em vista o curto espaço de tempo, além do que, a previsão estimava 100 mm de chuva entre os dias 3 e 7 de janeiro. “Em virtude disso foram registrados alagamentos em vias pela cidade: avenida Emancipadores do Município (centro), no Jardim Ana Luiza, na avenida Nelson Gulla, na rua Jundiaí e um trecho da avenida Emílio Checchinato (na altura do bairro da Chave)”, detalhou.
Já os córregos Piracatu e Lagoa suportaram as chuvas deste período e as calhas não transbordaram. As equipes da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal (GCM) e de Trânsito permaneceram nas ruas orientando e sinalizando as vias.
Limpeza e manutenção
A Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade está realizando a limpeza das vias mencionadas, utilizando caminhão-pipa, e executando o serviço de correção de valas e limpeza de bocas de lobo.
Doações
O Fundo Social de Solidariedade aceita doações de roupas ou alimentos não perecíveis para auxiliar pessoas que possam ser afetadas pelas chuvas deste período. O endereço é rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 100, Jardim São Vicente, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h.
A Defesa Civil informa que em caso de emergência, os cidadãos podem entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros, no 193, ou com a Guarda Civil Municipal (GCM), pelo 153.
Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para o número 40199.