Na manhã deste domingo (19), o Prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, anunciou o pedido para que o município ingresse à Rede de Cidades das Crianças. A decisão coloca Itupeva no grupo de municípios brasileiros que mais dão atenção à educação no país.

O anúncio aconteceu durante a fala do prefeito no 1º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e o Fórum Internacional das Infâncias, em Jundiaí. Os eventos de relevância mundial na área da educação contam com a presença de autoridades de mais de 65 municípios de 14 estados brasileiros, além de cerca de 10 países e de representantes dos governos estadual e federal.

“Este projeto é na realidade uma ferramenta de transformação da sociedade. Durante a apresentação no Teatro Polytheama, ao lado de Alexandre Mustafá, fiquei interessado por essa iniciativa, que atua em prol do público infantil. Por isso, em nome das crianças de Itupeva manifesto o interesse de adesão”, afirmou Marcão Marchi.

Marcão Marchi e Alexandre Mustafá conversaram pessoalmente com o pedagogo italiano Francesco Tonucci, fundador da Rede Mundial de Cidades das Crianças, e Lorena Morachimo, coordenadora da Rede Latino-Americana de Cidade das Crianças.

Foto: Prefeitura de Itupeva

Rede Mundial de Cidades das Crianças completa 30 anos

A rede Cidade das Crianças conta atualmente com 200 cidades em 15 país da Europa e América Latina. O projeto foi idealizado pelo pensador, pedagogo e desenhista o italiano Francesco Tonucci. Com o foco no desenvolvimento durante a Infância, a proposta da Rede é garantir nas cidades integrantes a liberdade e autonomia das crianças como condição para que as suas sociedades sejam verdadeiramente democráticas.

[tdj-leia-tambem]