
Neste sábado (15), a Prefeitura de Itupeva continuará com a aplicação da vacina contra a febre amarela em moradores da zona rural dos bairros Medeiros e Guacuri.
A iniciativa visa ampliar a cobertura vacinal e facilitar o acesso à imunização, especialmente para quem tem dificuldade de se deslocar até as Unidades de Saúde.
A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos, e a vacina é a forma mais eficaz de prevenção. A Prefeitura também orienta que todas as pessoas procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliar o esquema vacinal contra a febre amarela.
[tdj-leia-tambem]
Quem pode receber a vacina?
A vacina pode ser recebida por diferentes grupos de acordo com a idade e condições específicas.
- Crianças menores de 5 anos devem tomar a primeira dose aos 9 meses e a segunda aos 4 anos. A partir dos 5 anos, é aplicada uma dose única. Crianças de 6 a 8 meses que vivem em áreas rurais recebem uma dose inicial, e os responsáveis são orientados a garantir o esquema completo com uma dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos.
- Para pessoas com 60 anos ou mais que residem na zona rural, a vacinação depende da avaliação do risco relacionado a comorbidades, doenças autoimunes, tratamentos específicos ou uso contínuo de medicamentos que contraindicam a aplicação da vacina contra febre amarela nessa faixa etária.
- Já gestantes e mulheres que amamentam crianças de até 6 meses e vivem em áreas rurais são orientadas a suspender a amamentação por dez dias após a vacinação, recebendo recomendações para a extração e armazenamento do leite materno antes da aplicação, garantindo assim o aleitamento nesse período.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		