Itupeva: organização ‘Cedeca’ promove ações com crianças no Quilombo em Itupeva

Essa semana foi especial para as crianças da escola Tarsila do Amaral, no Quilombo. É que os estudantes participaram de uma ação da Organização social ‘Cedeca’, que promoveu diversas atividades.

A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, acompanhou de perto a ação. “Agradeço a empresa Fuchs por este projeto maravilhoso, que nos escolheu como parceiros. Agradeço também ao Cedeca, que é referência no atendimento à Criança e ao adolescente e não posso deixar de agradecer às famílias participantes que mais uma vez confiou no nosso trabalho”, disse.

O projeto “Discutindo Direitos, Desmanchando (Pré)conceitos” teve início em janeiro de 2020 em Itupeva e foi feito pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente “David Arantes” (Cedeca Limeira) em parceria e financiamento com a organização de Cooperação Internacional Terre des Hommes Alemanha.

[tdj-leia-tambem]

Marcela Piccoli Pavão, coordenadora e educadora social, comentou sobre o objetivo das atividades. “Estamos encerrando o projeto que teve como objetivo promover a formação de crianças e adolescentes em temáticas de direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, com enfoque no direito à alimentação adequada, a partir dos pilares do ABC da infância: aprender, brincar e comer. Tivemos suporte do CRAS Monte Serrat e da Emefei Tarsila do Amaral durante todo projeto; também tivemos apoio da E.E. Marcio Borges Machado em 2020”, comentou.

Em Itupeva, o projeto foi realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social nos territórios abrangidos pelo Cras Monte Serrat, acompanhando diretamente 52 crianças e adolescentes. No bairro do Quilombo foram 26 famílias atendidas diretamente, já entre os bairros de Monte Serrat e Rio das Pedras, 16 famílias.

Foram atividades lúdicas de conhecimento, discussão e protagonismo para a construção de uma cultura de paz. O projeto aconteceu no marco da cooperação global entre Terre des Hommes Alemanha e a Dieter Fuchs Stiftung, fundação ligada à empresa Fuchs Gewürze, que apoia iniciativas voltadas à educação e alimentação saudável para crianças, adolescentes e jovens.

As crianças foram divididas em turmas e participaram de atividades como contação de histórias, brincadeiras de roda e pularam na cama elástica, que foi montada na quadra da Unidade Escolar. Nesta sexta-feira (17), participaram de uma excursão para o Museu Afro, no Parque Ibirapuera.

A equipe do Cedeca é formada, além da Marcela, pelas educadoras sociais Ana Caroline Dias Silva e Rebeca dos Santos Pereira e pela coordenadora Mariana, que atuou até dezembro de 2020.