
A cidade de Itupeva foi pioneira no interior de São Paulo, com a realização da primeira Bienal do Livro, que acontece na cidade a partir de segunda-feira (21). Assim, a leitura e o conhecimento ganham um novo capítulo nas vidas dos moradores de Itupeva. O evento acontece entre os dias 21 e 30 de novembro, em estrutura especialmente montada no Parque da Cidade.
A ideia de uma bienal nasceu em 2019 e se tornou Projeto de Lei para que entrasse no calendário oficial do município. “Concretizar a ideia da Bienal do Livro é motivo de orgulho para nossa gestão e vamos trabalhar para que ela seja melhor a cada edição. A Secretaria de Educação conduziu o projeto com muita eficiência e, agora, vamos entregar um evento de qualidade para a população. A leitura é a janela do conhecimento para as crianças, os jovens e adultos. Por isso, eu espero que a Bienal do Livro de Itupeva se torne uma tradição para os moradores de toda nossa região”, celebrou o Prefeito de Itupeva Marcão Marchi.
Devido às restrições da pandemia da Covid, a gestão não conseguiu realizar o evento em 2020 e 2021. Por isso, a Secretaria de Educação de Itupeva preparou um evento ainda maior do que o previsto. “Nosso objetivo é trazer para perto da população todo o universo de cultura, diversão e aprendizagem que os livros representam. Contratamos em licitação uma empresa especializada, ampliamos o número de dias, teremos diversas editoras e uma extensa agenda cultural com apresentações, rodas de conversa, música, teatro e palestras”, explica Fábio José Andrade, Secretário de Educação de Itupeva.
Incentivo na prática
As escolas municipais e Itupeva, que atendem aproximadamente 7,8 mil crianças da cidade, já têm data marcada para visitar a Bienal. Tanto os alunos, quanto os 480 professores da rede, receberão vouchers para comprar de livros nos stands das editoras que participarão do evento. “O subsídio para as crianças e professores pretende incentivar e democratizar o acesso ao livro. Para as crianças de creche, vamos entregar o voucher para as famílias”, complementa o Prefeito Marcão Marchi.
Participam da primeira edição da Bienal do Livro de Itupeva as editoras On Line, Camelot Editora, Bom Bom Books Editora, Blu Editora, Happy Book, Todolivro, Ciranda Cultural, Ciranda na Escola, Principis, Pé da Letra, Editora Melhoramentos, Girassol, Autêntica, V&R Editora, Global, Vale das Letras Editora, Globo Livros, Record e Pae Editora. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) é quem comanda a operação e curadoria da Bienal do Livro de Itupeva.
[tdj-leia-tambem]
Programação
A 1ª Bienal de Livro de Itupeva acontece de 21 a 30 de novembro de 2022, das 08h às 20h. No entanto, vale ressaltar que nos dias que coincidem com jogos do Brasil na Copa do Mundo, o horário de funcionamento da Bienal será alterado para até 1 hora antes das partidas. Confira a programação cultural de cada dia.
21/11 – Segunda-feira
- 8h30 – 15h30: GRUPO MANUÍ – Música e contação de histórias
22/11 – Terça-feira
- 8h30 – CIA DO TOK TOK & BARBARECO: Contação de histórias, mágica e fantoches
- 14h – JAMES MISSE: Roda de Conversa com o Autor (Editora Pé da Letra)
23/11- Quarta-feira
- 8h30 – ARTCANTADA: Música, poemas e histórias interativas
- 18h – AUTORES DE ITUPEVA PROF. ONÍLIA
24/11- Quinta-feira
- 8h30 – MONICA PINHEIRO E LUAN FERREIRA: Música e histórias
25/11 – Sexta-feira
- 8h30 – LUCIANE MASSARO: Palestras para Professores da Rede Municipal (CINETEATRO)
- 8h30 – FELIPE MACEDO “O PASSARINHO”: Escritor, professor e contador de histórias
- 18h – AUTORES DE ITUPEVA: Prof. Roberto Silva
26/11 – Sábado
10h30 – MONICA PINHEIRO E LUAN FERREIRA: Música e histórias
28/11 – Segunda-feira
- 8h30 – VIVIAN CATENACI: Palestra para Professores da Rede Municipal (CINETEATRO)
- 8h30 – DONALDO BUCHWEITZ: Roda aberta de conversa com o Autor
29/11 – Terça-feira
- 8h30 – GRUPO MANUÍ: Música e contação de histórias
30/11 – Quarta-feira
- 8h30 – CIA DO TOK TOK & BARBARECO: Contação de histórias, mágica e fantoches
- 14h – CLÁUDIO BLANC: Roda de Conversa Aberta com o Autor (Editora On Line/Camelot Editora)
- 15h30 – CIA DO TOK TOK & BARBARECO: Contação de histórias, mágica e fantoches
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		