
Nesta terça-feira (25), o prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafa, e a secretária municipal de Agricultura, Cultura e Turismo, Valdirene Pavan, foram até o Palácio dos Bandeirantes, onde foi assinado junto do Governo de São Paulo um convênio que concedeu à cidade R$ 360 mil de recursos.
Junto com Itupeva, outras 140 cidades foram classificadas como Municípios de Interesse Turístico (MITs). O programa recebeu o investimento de R$ 50,4 milhões. Esses recursos deverão ser encaminhados a todas as regiões administrativas do Estado.
“Cada vez mais o turismo tem se consolidado como um segmento de grande importância para a economia. Fazer parte do MIT ajuda ainda mais no segmento que estamos empenhados para ser o 1º Distrito Turístico do país, projeto próximo da realidade que contemplará as cidades de Itupeva, Louveira, Vinhedo e Jundiaí”, comentou Alexandre Mustafa.
[tdj-leia-tambem]
O convênio com os MITs será formalizado através do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur), para iniciar a liberação dos recursos.
“Hoje estamos iniciando esse processo numa retomada muito importante dos valores do turismo, confiantes que gradualmente poderemos retomar as atividades econômicas de forma segura, respeitando os protocolos, a vida e a saúde. É fundamental termos sempre o sentimento de que sem pessoas não há economia”, afirmou João Doria.
Para fazer parte do convênio como Município de Interesse Turístico, as cidades devem preencher critérios como: potencial turístico, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo, atrativos turísticos reconhecidos e ter um Conselho Municipal de Turismo.
