
Os últimos boletins epidemiológicos com números sobre a pandemia da Covid-19 em Itupeva têm animado a gestão e a população da cidade. De acordo com a prefeitura da cidade, no mês de agosto, Itupeva registrou uma média de 34% de ocupação dos leitos de UTI e apenas 5% de ocupação das enfermarias do Hospital Municipal.
A crença da gestão da cidade é que o avanço da cidade na campanha de vacinação contra a doença seja um grande fator a se considerar pela queda dos índices.
“Temos avançado cada vez mais na vacinação da nossa população e isso reflete diretamente nos números de casos graves, que precisam de internação. Muito importante que a população entenda que a vacinação é fundamental para sairmos desta situação de pandemia”, explicou a secretária de Saúde de Itupeva, Luciane Alves da Cunha.
Menos internação a cada dia
Uma das ações de controle da pandemia da Prefeitura de Itupeva foi a ampliação de leitos do hospital. Assim, hoje o Hospital Municipal de Itupeva conta com 10 leitos de UTI, 18 de enfermaria e 14 respiradores.
Desde o dia 7 de agosto, a cidade registrava índices de ocupação de menos de 20% na enfermaria. Além disso, em 17 dias do mês, nenhum paciente ficou internado nas alas, com ocupação zero. Nesta terça-feira (31), o boletim mostrava ocupação de 0% na enfermaria e 10% nos leitos de UTI, o que equivale à apenas um paciente.
14 dias sem mortes
Além das atualizações positivas nas ocupações de leitos, a cidade também comemora 14 dias sem nenhuma morte pela Covid-19. De acordo com a Prefeitura de Itupeva, o último óbito pela doença foi registrado no dia 16 de agosto.
“Nos últimos 30 dias, três idosos faleceram. Dois deles não haviam recebido nenhuma dose de vacina. O outro havia recebido somente a primeira dose da vacina”, explicou Luciane.
A princípio, a cidade vacinou 44.344 pessoas com a primeira dose; mais 19.247 com a segunda dose; e outros 1.760 com a dose única. Esta semana, começaram as imunizações de jovens entre 15 e 17 anos de idade.
[tdj-leia-tambem]