Moradora de Itupeva reencontra irmã após 78 anos
Connect with us

Itupeva

Moradora de Itupeva reencontra irmã após 78 anos

Maria Aparecida e Josefina Bernardes foram separadas ainda quando crianças, após a morte do pai. Conheça.

Published

on

Atualizado há

Irmãs se reencontraram após mais de 70 anos separadas (Foto: Arquivo Pessoal/Wanderlei Leandro Vieira)

Com a ajuda do neto e das redes sociais, Maria Aparecida Vieira (86), de Itupeva conseguiu reencontrar sua irmã, após 78 anos separadas.

A busca começou quando o neto de Maria, Wanderlei Leandro Vieira, procurou por outros parentes que moram em Guarulhos (SP), uma das cidades que Josefina Bernardes Pinheiro, a irmã, morou também. Ainda que nenhum familiar tivesse seu contato, a informação foi um ponto chave para novas pistas.

“Foi ali que tivemos o rastro, que depois que voltou do Rio de Janeiro. Ela tinha voltado para a cidade de origem, em Minas Gerais. Fomos procurando e descobrimos que ela é uma das mais conhecidas de São Lourenço. Achamos ela pelo perfil do Facebook da paróquia. Sanei todas as dúvidas, as duas são idênticas”, comentou o neto, ao g1.

Separadas desde crianças

De acordo com a história da família, após a morte do marido, a mãe de Maria Aparecida e Josefina entregou cada um dos sete filhos para outras famílias, em estados diferentes, por não ter condições de criá-los sozinha. Anos depois, as irmãs chegaram a se reencontrar no Rio de Janeiro, mas logo se afastaram novamente.

A partir daí, Maria casou e construiu a família em Itupeva, com 18 filhos e muitos netos. Ela sempre se lembrava da irmã e dizia à família que gostaria de reencontrar a irmã mais velha.

O reencontro

Graças à força de vontade do neto de Maria, esse reencontro aconteceu, no começo de junho, em Minas Gerais. “Meu neto falou: ‘eu vou pagar toda a despesa da senhora, para a senhora ir reencontrar a sua irmã’. Foi onde fui. Ela chorava, eu chorava também no encontro, porque é muito tempo, né? A gente começou a relembrar dos tempos que a gente convivia juntas. Eu tive uma grande emoção. Agora nós estamos em contato”, contou Maria.

“Foi uma coisa inimaginável, inacreditável, surreal. O sentimento quando a gente chegou e viu a minha tia avó, foi de arrepiar. Arrepiava de cima abaixo e era como se a gente tivesse encontrado parte de nós mesmos que tivesse perdido, uma emoção que a gente deixou de ter ao longo da vida”, afirma Wanderlei. “Foi um sonho da nossa avó que a gente conseguiu fazer antes de ver ela partir. E a família aumentou, agora. Descobrimos um lado enorme da família que a gente nem imaginava”, acrescenta.

Josefina, de 96 anos, também sempre teve a esperança de rever a irmã, mas sem ter muitas notícias, ficava ainda mais difícil. “A emoção é muito grande, depois de uma vida de sofrimento. Perdi minha filha de Covid-19, reencontrar minha irmã é muita felicidade.”

Com informações do g1.

Itupeva

Prefeitura de Itupeva realiza vacinação contra raiva neste sábado (13)

A Prefeitura de Itupeva abriu o agendamento para a vacinação contra raiva de animais do município, que acontecerá na Vila Independência. Confira.

Published

on

Prefeitura de Itupeva realiza vacinação contra raiva
A vacinação é gratuita, rápida e indolor e a melhor forma de prevenir a raiva (Foto: Canva)

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, realizará neste sábado (13) uma ação de vacinação contra raiva na Vila Independência. A iniciativa tem como objetivo proteger cães e gatos da doença, que é grave e pode ser fatal para animais e humanos. A vacinação contra raiva será realizada no CEMEB Mário Covas, das 9h às…

Continue Reading

Itupeva

Prefeitura de Itupeva anuncia “Férias no Parque” com atividades gratuitas

Objetivo é criar um ambiente alegre e descontraído, onde as crianças e os adolescentes possam se divertir

Published

on

Parque da Cidade de Itupeva
Atração acontece no Parque da Cidade de Itupeva. Foto: Prefeitura de Itupeva

As férias escolares chegaram e com elas a oportunidade perfeita para a diversão da garotada. Pensando nisso, a Prefeitura de Itupeva está organizando o "Férias no Parque", voltado para crianças e adolescentes. O evento acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de julho, no Parque da Cidade, prometendo muitas brincadeiras e atrações. Programação das atividades em Itupeva Entre as atividades…

Continue Reading

Itupeva

Mutirão de castração animal em Itupeva está com inscrições abertas

O mutirão de castração de cães e gatos do município acontecerá nos dias 20 e 21 de julho. Veja como inscrever seu pet.

Published

on

Cães e gatos podem participar do mutirão de castração de Itupeva
Podem participar da castração cães e gatos sem raça definida, com idades entre 5 meses e 7 anos (Foto: Reprodução/Prefeitura de Itupeva)

O Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal (DEFBEA) de Itupeva realizará mais um mutirão de castração animal nos dias 20 e 21 de julho, destinado para cães e gatos do município. As inscrições para o mutirão em Itupeva serão abertas às 8h do dia 10 de julho e vão até o dia 12 de julho, ou até que todas as…

Continue Reading

Itupeva

Arrastapé de Itupeva acontece neste sábado, dia 29

Festa será na Praça de Eventos de Pedreira, das 10h às 22h, com entrada gratuita

Published

on

Arrastapé de Itupeva acontece no dia 29
Foto: Reprodução

No próximo dia 29 de junho, sábado, o Arrastapé de Itupeva, na Praça de Eventos de Pedreira, vai receber apresentações de quadrilhas, shows com nomes do forró tradicional, vila junina e muita diversão para toda a família. A Vila Junina A vila junina vai temperar o calendário temático com alguns ingredientes exclusivos: comidas típicas juninas, apresentações musicais e muita diversão.…

Continue Reading

Itupeva

‘A Menina Que Queria Ser Bruxa’: narração de histórias homenageia Tatiana Belinky em Itupeva

O espetáculo apresenta passagens da vida e da obra de Tatiana Belinky. Nascida em 1919, a escritora desde cedo nutria uma paixão pela leitura e pelo teatro.

Published

on

Elenco de narração de história da autora Tatiana Belinky em Itupeva
Foto: Giovana Del Masso

O núcleo Catarsis, dedicado à arte para a infância e juventude, criou o espetáculo de narração de histórias "A Menina Que Queria Ser Bruxa", da escritora Tatiana Belinky. No dia 28 de junho (sexta-feira), o grupo apresenta o espetáculo em Itupeva: às 10h30 no Instituto ConheSer (Av. Antonio Almeida, 135, Parque Amarylis) e às 15h no CCI - Centro de…

Continue Reading