
Na tarde de sábado (10), moradores da cidade de Itupeva se assustaram ao encontrar o Ribeirão Caxambu com águas em um tom avermelhado escuro. A situação continuou até segunda-feira (12), e de acordo com as autoridades, a mudança de tom da água se deu por um vazamento de produtos químicos de uma indústria da cidade.
Uma equipe da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi até o trecho e fez uma vistoria no ribeirão. No local, constatou a presença de substâncias químicas na água.
Segundo a Cetesb, um coletor operado pela DAE de Jundiaí apresentou problemas e acabou contribuindo para espalhar os produtos químicos pelo ribeirão. Assim, uma equipe arrumou o equipamento e resolveu a situação na tarde de segunda-feira (12).
Ainda assim, a Cetesb informou que avalia tomar possíveis ações administrativas sobre a situação. A companhia não informou se houve mortes de peixes no trecho em questão. Em nota, a Prefeitura de Itupeva afirma que a indústria atua regularmente na cidade e é licenciada pela Cetesb.