
A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) confirmou nesta semana o segundo caso de morcego positivo para a raiva em Itupeva, após quatro anos sem registros da doença no município. O animal foi encontrado morto no interior de uma residência no condomínio residencial Terras de Santa Tereza.
De acordo com a UVZ, ainda não há identificação da espécie, já que o animal passa por análise morfológica. Não houve contato com humanos ou animais domésticos. O morador agiu corretamente ao acionar a Vigilância de Vinhedo, município vizinho, que realizou o recolhimento seguro.
Morcegos são protegidos por lei
A Vigilância em Zoonoses reforça que os morcegos são espécies protegidas por lei e qualquer tipo de agressão ou morte configura crime ambiental. Como medida preventiva, a UVZ irá promover ações de orientação no condomínio e ampliar a divulgação de informações em clínicas veterinárias e Unidades Básicas de Saúde da região.
O que fazer ao encontrar um morcego?
A população deve redobrar a atenção em situações atípicas, como morcegos encontrados em residências, quintais, caídos no chão ou voando durante o dia. Nestes casos, é essencial entrar em contato imediatamente pelo telefone (11) 4591-8527para que os técnicos façam o recolhimento adequado.
A orientação é não manipular o animal. O recomendado é isolar o ambiente ou cobrir o morcego com um recipiente (balde, caixa ou pano) até a chegada da equipe especializada.
Vacinação gratuita para cães e gatos
Além da vigilância, a UVZ oferece gratuitamente a vacina antirrábica para cães e gatos. O serviço é disponibilizado na sede da unidade, na Praça São Paulo, nº 233, no Centro de Itupeva – ao lado da Casa da Cultura e em frente à Rodoviária. O agendamento deve ser feito pelo site da Prefeitura de Itupeva.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		