Retorno as creches em Itupeva. (Foto: Divulgação)
Retorno as creches em Itupeva. (Foto: Divulgação)

Como parte da apresentação do Programa Retornando com Responsabilidade, que consiste na retomada das aulas presenciais não obrigatórias, de modo parcial e gradual, a Secretaria de Educação de Itupeva realiza reuniões de pais e responsáveis em todas as creches municipais, de segunda (22) a quarta-feira (24).

Nestes encontros, são abordadas diversas temáticas como: o protocolo sanitário e de saúde, reorganização dos espaços escolares, tempo de permanência das crianças nas creches, além de esclarecimento de dúvidas.

Retorno às creches em Itupeva. (Foto: Divulgação)
Retorno às creches em Itupeva. (Foto: Divulgação)

Na Creche São Roque da Chave, no bairro da Chave, por exemplo, a reunião foi conduzida pela diretora Edilaine Campanha. “As reuniões são importantes para trazer a família de volta ao convívio escolar, nos unindo para o melhor acolhimento das crianças, podendo atendê-las com segurança e muito carinho. Além disso, também é uma oportunidade para o esclarecimento de dúvidas e de sugestões.”

Tainá de Andrade Silva, mãe de uma menina de 2 anos, já optou pelo retorno presencial de sua filha à unidade escolar. “Meu marido e eu conversamos bastante sobre este assunto e, mesmo inseguros por conta da pandemia, tomamos essa decisão, porque vimos que a creche é responsável e está tomando todos os cuidados, medidas protetivas, zelando pela segurança, higienização. Por isso, optamos pelo retorno, já que essa parada afetou nossa rotina.”

[tdj-leia-tambem]

Diego de Jesus Leite, acompanhado da esposa Thaís e da filha Laura, de 2 anos, também compareceu à unidade escolar. “E durante a reunião já optamos pelo ingresso presencial da nossa da filha. Será seu primeiro ano na creche, contribuindo na questão de tempo por conta do trabalho e também pelo convívio com outras crianças. A reunião foi muito boa e a forma como a creche pretende trabalhar agradou bastante, e acredito que, com o tempo, irá engrenar.”

O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, comentou que o Programa Retornando com Responsabilidade foi elaborado tendo como referência o protocolo sanitário e de saúde, que consiste na formação continuada dos profissionais de Educação sobre os novos procedimentos e o diálogo com as famílias, cabendo a elas a decisão pela manutenção do modelo remoto ou retorno presencial. “A participação dos pais e responsáveis nessas reuniões é fundamental para conhecerem detalhadamente os novos protocolos e procedimentos, visando o estreitamento do vínculo entre as crianças, famílias e escolas.”

As creches terão retorno parcial a partir do dia 1° de março. “Nesta primeira etapa, atenderemos respeitando o percentual de até 35% e a permanência máxima de 3 horas na unidade escolar”, concluiu Fábio José de Andrade.

Com informações da assessoria de imprensa.