
Uma iniciativa sustentável implantada nos condomínios logísticos G100 e G200, em Itupeva, vem gerando impactos positivos tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade local.
A parceria entre a Prefeitura de Itupeva e empresas como SEG Automotive, Bosch e Anixter, que integram os condomínios, possibilita que hortaliças produzidas em uma horta local sejam doadas a famílias em situação de vulnerabilidade social e a instituições do município. A ação fortalece a segurança alimentar e promove a responsabilidade socioambiental na região.
A iniciativa é fruto de um projeto da empresa Kpex, responsável pela gestão dos condomínios, que tem como pilar transformar os espaços onde atua em ambientes sustentáveis, integrados com a comunidade e comprometidos com boas práticas ambientais.
Como funciona o ciclo sustentável
A operação do projeto é realizada em ciclo fechado:
- Aproveitamento de sobras: todo o alimento que sobra no restaurante dos condomínios, operado pela Sodexo, é destinado a uma composteira instalada no local.
- Produção de adubo: a composteira transforma os resíduos em adubo orgânico.
- Cultivo de hortaliças: o adubo é utilizado na horta comunitária e na jardinagem dos próprios condomínios.
- Doação de alimentos: as hortaliças produzidas são periodicamente doadas para famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da articulação com a Prefeitura de Itupeva.
Os alimentos colhidos são entregues aos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) Hortênsias e Monte Serrat, que atendem famílias em situação de vulnerabilidade, inclusive dentro do programa Criança Feliz.
Sustentabilidade que se expande
O modelo sustentável implantado em Itupeva já havia sido aplicado com sucesso em outras cidades, como São Carlos e Ribeirão Preto, e agora contribui para o desenvolvimento social e ambiental do município.
“Então essa é a ideia, trazer essa sustentabilidade. A gente faz essa destinação junto com a parceria com a prefeitura, ajudando algumas famílias, ajudando algumas instituições. Então, essas são as premissas que a gente tem aqui no condomínio, de trazer isso também para a comunidade, para dentro do empreendimento”, destacaram os representantes da Kpex.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		