Foto: Prefeitura de Itupeva
Foto: Prefeitura de Itupeva

O prefeito Marcão Marchi assinou na noite de quinta-feira (30) a Lei de Reconhecimento da Função Docente do Cargo de Educador Infantil, que contou com a presença de profissionais da educação, do secretário de Governo e vice-prefeito, Alexandre Mustafá, e diversas outras autoridades.

“Desde 2017 existe essa intenção de conseguir fazer essa mudança, que não era simples nem fácil. Graças aos esforços de todos os lados e com muito diálogo e estudos, chegamos ao texto dessa Lei, que assino hoje com muita satisfação. Quem me conhece sabe que sempre digo que, a vontade de fazer vale mais do que qualquer outra coisa e foi dessa forma que conduzimos o processo para essa readequação da profissão que beneficia não só vocês, educadoras, mas os alunos e toda a comunidade escolar”, disse o prefeito em seu discurso.

Integrante da Comissão de Educadores Infantil, Lecy Gabriela Sanches representou os colegas de profissão na solenidade. “Essa foi uma conquista muito árdua para nós. Agradecemos ao Executivo e ao Legislativo que nos deram força para continuar. Tínhamos fé que daria certo e esse dia chegou, finalmente. Estamos muito felizes!”, declarou.

Após a elaboração e encaminhamento do projeto de Lei pela Prefeitura à Câmara, o PL foi aprovado por unanimidade. “Quando a gente vê que a população ou o servidor será diretamente beneficiado, aprovamos o projeto de Lei sem dúvida alguma, de forma rápida”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Angelin Lorenção, presente na solenidade junto aos vereadores Ana Paula Marciano, César Farali, Eliana Borges, Everaldo Moreira de Freitas – Primo do Hortênsia, Ezequiel Alves de Oliveira, Lucas Fumacinha.

Alexandre Mustafá relembrou os esforços para a criação da Lei. “Encerramos aqui um ciclo de batalhas e iniciamos uma nova fase. Hoje, esse ato demonstra como o poder público pode se dedicar sobre um tema importante e conseguir fazer o que é necessário. E esse governo mostra que sabe fazer. Mas essa vitória é de vocês, agora professoras e professores”, afirmou.

Foto: Prefeitura de Itupeva

A partir de agora, os profissionais serão reconhecidos como Professores de Desenvolvimento Infantil, com carga horária de 40 horas trabalhadas, divididas entre 27 horas de contato com as crianças e mais 13 horas de estudos.

De acordo com o secretário Fábio José Andrade, Professor de Desenvolvimento Infantil é responsável por cuidar das crianças em uma fase muito importante, até os 3 anos de idade. “Agora, mais do que nunca e com o reconhecimento devido, reafirmamos o compromisso ético de cuidar das nossas crianças. É nessa fase até os 3 anos que muitos desfraldam e aprendem a alimentação saudável, importantes para um desenvolvimento completo”, disse.

Os Educadores terão até quatro anos para realizarem a formação em Pedagogia e se adequarem ao novo cargo. Os próximos concursos públicos e processos seletivos já receberão a readequação do cargo para futuras contratações.