
A reunião pública em Itupeva teve, nesta quinta-feira (26), como tema a implantação do Distrito Turístico. O prefeito Marcão Marchi e o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafa, destacaram o projeto – que também envolve as cidades de Jundiaí, Louveira e Vinhedo – para os secretários municipais, vereadores e membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), no Cineteatro Dr. Aluízio Rebello de Araújo.
“O Distrito Turístico, que envolve as cidades de Itupeva, Jundiaí, Louveira e Vinhedo, só poderá ser bem-sucedido se houver segurança jurídica, que precisa ser bem analisada, para gerar atração de investimentos da iniciativa privada”, comentou Alain Baldacci, diretor presidente do Wet’n Wild, detalhando que “o projeto é incrível e grande parte estará no território de Itupeva”. Baldacci foi responsável por uma demonstração de implantações de Distritos Turísticos pelo mundo, como a Disney World, nos Estados Unidos, sendo referência para a criação do Distrito Turístico SerrAzul.
“A estrutura que temos hoje é menos de 5% do que o Distrito Turístico poderá proporcionar. Diversos empreendimentos poderão ser implantados, entre eles, hotéis temáticos, grande oferta de restaurantes, campos de golfe, condomínios, centro de entretenimento, lojas, shopping, museus, experiências de compras, atividades esportivas, arena esportiva, circuito de prova, ambientações e tematizações, áreas de artesanato, local para megashow, com expectativa de receber 30 milhões de visitantes por ano”, descreveu.
Ainda durante a reunião, o prefeito Marcão Marchi e o vice-prefeito Alexandre Mustafa também enalteceram outra novidade, via Governo do Estado de São Paulo. “Hoje recebemos a informação sobre o decreto que regulamenta a lei para a criação dos Distritos Turísticos e que foi publicado pelo Governo do Estado, dando os parâmetros para as áreas que desejam ser transformadas em distritos, a fim de que sejam implantadas”, comentaram.
Um dos requisitos básicos para implantação do Distrito Turístico, conforme o próprio decreto do Governo do Estado, é a adesão municipal, que ocorreu na reunião desta manhã, com a assinatura do prefeito Marcão Marchi. Essa medida precisa ser adotada pelas demais cidades que envolvem o distrito, com a assinatura dos prefeitos.
“Hoje foi um dia especial, um marco histórico para a nossa cidade e região, a partir da nossa adesão ao Distrito Turístico, já que o decreto do Governo do Estado foi publicado nesta quinta-feira, trazendo garantia jurídica para os empreendedores investirem, gerando emprego, renda e riqueza para o nosso município”, afirmou o prefeito Marcão Marchi.
[tdj-leia-tambem]
Já o vice-prefeito Alexandre Mustafa ressaltou que o evento desta manhã foi fundamental para mostrar a grandiosidade deste projeto que envolve o Distrito Turístico SerrAzul. “Assim como o prefeito Marcão Marchi comentou, a reunião de hoje foi histórica e precisava ser compartilhada, envolvendo os Poderes Executivo e Legislativo e o Comtur, pois estamos escrevendo um dos capítulos mais importantes para a história da cidade, para aqueles que residem por aqui e também em toda a região”, descreveu.
O vice-prefeito também salientou que o Distrito Turístico trará enormes benefícios, como geração de emprego e renda. “Por isso, vamos capacitar os nossos estudantes e a nossa população, para que o emprego fique dentro de Itupeva”, adiantou Alexandre Mustafa, explicando, ainda, que o próximo passo para a implantação do Distrito Turístico será o encaminhamento desta assinatura de adesão ao Governo do Estado. “E, para daqui alguns dias, termos o decreto que confirma a implantação do Distrito Turístico SerrAzul”, disse.