Obra para evitar enchentes em Itupeva
Foto: Prefeitura de Itupeva

A Prefeitura de Itupeva iniciou o projeto que tem como objetivo evitar casos de enchentes no período de chuvas, especialmente dos moradores dos bairros vizinhos aos córregos da Lagoa e Piracatu. O projeto contra enchentes se iniciou com as obras de drenagem urbana do Córrego da Lagoa. Essa é a primeira ação do PDI – Programa de Desenvolvimento de Itupeva, lançado pelo governo municipal no último dia 30 de março.

A gestão deu o primeiro passo nesta quarta-feira (12), com a visita técnica do Prefeito Marcão Marchi e do vice-prefeito Alexandre Mustafá, coordenador do PDI. A visita deu início oficial à execução do projeto, que têm previsão de conclusão em dezembro deste ano. A intervenção será em aproximadamente 600 metros e envolverá um orçamento total de R$ 20 milhões. Assim, aumentando em três vezes a vazão do Córrego da Lagoa.

“Um sonho que começa a virar realidade porque representa uma verdadeira mudança na qualidade de vida dos moradores dos bairros cortados pelos córregos, sem enchentes, e de toda a população que utiliza a região do Samambaia, Buriti, Avenida Emílio Checchinato, as ruas Jundiaí e Emancipadores. Vamos continuar e em breve é a vez do córrego Piracatu. Uma transformação para Itupeva”, explicou o prefeito Marcão Marchi. O prefeito ainda colocou a “mão na massa” e operou os primeiros movimentos da máquina retroescavadeira, simbolizando o início da execução do projeto.

Obra para evitar enchentes em Itupeva
Foto: Prefeitura de Itupeva

O secretário de Obras e Planejamento Urbano detalhou as obras. De acordo com Kleberson Renato, o Córrego da Lagoa não suporta mais toda a demanda de água pluvial que chega no município. “Planejamos muito essa obra e iniciamos um trabalho que vai triplicar a vazão de escoamento. Um projeto audacioso do prefeito, que estamos preparados para cumprir”.

[tdj-leia-tambem]

Expectativa e apoio para o projeto

Quem comemorou o início das obras foi a munícipe Maria Elinelda Albino, do Jardim Alegria. “Há 13 anos eu moro aqui e sofro com as enchentes. Há pouco tempo pensamos até em me mudar de casa, sair daqui. Mas agora, com essa novidade da Prefeitura, com certeza ficarei por aqui me sentindo mais segura”, disse. 

Carla Violim, engenheira da empresa responsável pela execução das obras detalhou a operação. “Vamos fazer a canalização e manutenção do córrego, com aduelas que vão evitar que ele encha e extrapole o seu leito, vazando e atingindo as ruas e casas dessa região”.

Para o vice-prefeito e secretário de governo Alexandre Mustafá, coordenador do PDI, o apoio dos vereadores na aprovação dos projetos foi muito importante e agora será a vez de contar também com a população. “As comunidades dos bairros cortados pelos córregos acompanharão mais de perto as obras e por isso, receberão informações e orientações mais detalhadas sobre o projeto. Precisaremos do apoio de todos, uma vez que haverá necessidade de intervenções em algumas ruas, a presença dos maquinários, coisas que sabemos que poderão incomodar um pouco a rotina. Mas será por um motivo muito nobre e em benefícios direto de todos e do futuro de Itupeva”, analisou Mustafá.

Acompanharam a visita técnica de início das obras o presidente da Câmara Municipal, Angelin Lorenção, e os vereadores Lucas Schiavi (Fumacinha), César Farali e Everaldo Moreira de Freitas (Primo do Hortênsias), além de secretários municipais.