Foto: Prefeitura de Itupeva
Foto: Prefeitura de Itupeva

A Prefeitura de Itupeva tem como objetivo promover e facilitar a formação em diversas áreas e auxiliar jovens e adultos na entrada no mercado de trabalho. Esses objetivos são alcançados por meio de investimentos e atenção aos cursos oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade, destinados à população de Itupeva. Essas capacitações são oferecidas ao longo do ano, tanto por meio de cursos próprios como por meio de parcerias com institutos educacionais, como o Senac, proporcionando a abertura de novas oportunidades para os participantes.

Desde maio, o Fundo de Solidariedade está oferecendo um novo curso que visa fornecer aos jovens e adultos uma formação inicial completa em robótica, um conhecimento cada vez mais presente em atividades relacionadas à tecnologia, indústria, logística e outras áreas profissionais.

Na última sexta-feira (23), foi a vez da conclusão do Projeto Culinário de Pizzas Doces e Salgadas, que atraiu um público diversificado, na faixa etária de 20 a 50 anos.

Durante o encerramento do curso, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Marchi, expressou sua alegria ao acompanhar o andamento do curso e destacou que todas as alunas estão aptas a aplicar todo o conhecimento adquirido em seus futuros negócios ou para serem contratadas pelo setor gastronômico da cidade.

O prefeito Marcão Marchi afirmou: “a partir destes cursos gratuitos nós queremos impulsionar cada vez mais a economia da cidade, porque ao capacitar as pessoas geramos oportunidades para que elas consigam criar renda com seus negócios ou conseguir uma oportunidade de trabalho. Mas, acima de tudo, ajudar no desenvolvimento pessoal de cada um”.

A professora do Senac, Andressa Trevisan, explicou que o curso de pizzas doces e salgadas teve uma carga horária de 36 horas e abordou temas como boas práticas na cozinha, empreendedorismo e produção de pizzas. “A turma está preparada para todas as etapas desta atividade, desde o preparo da massa, técnicas de bordas e os sabores. Este curso foi totalmente voltado à formação dos alunos e todos estão aptos para ocuparem um posto no mercado de trabalho”, afirmou.

Daniela Piazzaroli, de 29 anos, do bairro Nova Era, concluiu o curso e já tem projetos em mente. “Fiquei muito satisfeita com todo o aprendizado e me sinto preparada para o mercado de trabalho ou abrir meu próprio negócio. De imediato, por estar desempregada pretendo produzir as pizzas e vendê-las sob encomenda”, conta.

Para obter mais informações sobre os próximos cursos que serão oferecidos nos próximos meses, é possível acessar o site da Prefeitura, acompanhar as redes sociais ou entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Professora Deolinda Silveira de Camargo, 100, Jardim São Vicente, ou pelo telefone (11) 4496-3131.