Casas alagadas.
Imóveis apresentavam riscos estruturais e à saúde (Foto: Prefeitura de Itupeva)

A Prefeitura de Itupeva realizou, nesta quarta-feira (5), a remoção de 28 pessoas de 11 famílias que viviam em uma área de risco no bairro Portal das Mangas, às margens do Rio Jundiaí. A ação foi motivada pelo perigo iminente à segurança dos moradores, agravado pelas fortes chuvas dos últimos dias.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-3 

Risco à saúde e moradia irregular

O local, além de ser uma área irregular para habitação, apresentava condições insalubres, colocando em risco a saúde pública. As famílias moravam em barracos construídos de maneira desordenada, sem infraestrutura adequada. A Defesa Civil emitiu um laudo alertando sobre a ameaça à vida dos moradores, especialmente das crianças, reforçando a necessidade de remoção.

Laudo foi emitido para a remoção dos moradores (Foto: Prefeitura de Itupeva)

Além do risco estrutural, as moradias estavam alagadas, aumentando a possibilidade de proliferação de doenças, como a leptospirose. A ocupação também configurava invasão de propriedade particular e descumpria normas do Código de Obras, além de ser considerada uma infração ambiental.

Moradias estavam irregulares em ocupações (Foto: Prefeitura de Itupeva)

[tdj-leia-tambem]

Demolição dos barracos e apoio social

A Prefeitura procedeu com a demolição dos barracos, pois, mesmo após notificações anteriores, os ocupantes não haviam desocupado a área voluntariamente. A Secretaria de Desenvolvimento Social acompanha o caso e está oferecendo suporte às famílias.

Os pertences dos moradores estão sendo retirados de forma segura, e todas as pessoas serão acolhidas provisoriamente no Ginásio Municipal do Complexo Esportivo Dorival Raymundo, onde receberão atendimento e orientação para novas alternativas de moradia.