Veterinário com seringa na mão e cachorro na mesa
Foto: Freepik

A Unidade de Vigilância de Zoonoses, da Secretaria de Saúde de Itupeva, não tem medido esforços para realizar a vacinação antirrábica em cães e gatos, porém, ao mesmo tempo, vem enfrentando abstenção da população na data da imunização.

Depois de liberar o cadastro para que os tutores realizassem suas inscrições, a equipe retornava a ligação e realizava o agendamento. Mas, o tutor não comparecia na data agendada.

‘Recebemos mensalmente a vacina antirrábica para cães e gatos e iremos atender a demanda da população o ano todo, mas a procura está baixa, e além disso a desistência após o agendamento da vacinação chega à 50%. Isso prejudica muito as ações de combate à raiva que fazemos no município’. Comenta a Dra. Jane Fraga, médica veterinária da UVZ.

Até 2018 havia a campanha de vacinação animal no mês de agosto, mas a partir de agora as campanhas anuais não serão mais realizadas. ‘Essa decisão foi tomada pelo governo do Estado de São Paulo que se baseou em evidências técnicas e científicas analisadas ao longo de 20 anos’, explica Jane Fraga.

Em 2022, apenas 233 animais foram imunizados pela UVZ. “Poderíamos ter vacinado muito mais! Por isso é importante que a população procure esse serviço e compareça no dia da vacinação. A equipe da UVZ é qualificada e fará o possível para atender essa demanda”, completa Gilmara Breda Hino, coordenadora da UVZ.

A Prefeitura, a fim de melhorar esta situação e aumentar a adesão da população fará um novo esquema a partir de agosto.

Desde o início do ano a vacinação é realizada quinzenalmente na Chácara do Abobrinha. “A partir de agosto serão dez locais de vacinação espalhados por diferentes pontos da cidade”, explicou Jane Fraga.

Cronograma e cadastro

A equipe técnica da Unidade está finalizando o cronograma onde serão definidos os horários e locais e, em breve, fará a divulgação oficial. Neste meio-tempo, o cadastramento os animais continua aberto e liberado para novos tutores.

Para isso, entre em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) através do telefone (11) 4591-8527 ou pelo e-mail [email protected] e, também, na Ouvidoria pelo 156. O cadastro pode ser feito de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Ações

Além da vacinação antirrábica de rotina, a UVZ realiza diversas ações de combate à raiva, como:

  • Imunização de cães e gatos que tiveram contato com morcegos;
  • Bloqueio de foco, que é a vacinação de todos os cães e gatos de regiões onde há casos confirmados de raiva animal; 
  • Recolhimento de morcegos doentes, mortos ou com comportamento atípico;
  • Acompanhamento de animais agressores, ou que, por acidente, morderam alguém;

[tdj-leia-tambem]