
No último sábado (4) os agentes da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Itupeva realizaram o primeiro mutirão contra a Dengue de 2023. Assim, o primeiro bairro escolhido foi o Jardim São Vicente. Ao todo, os servidores municipais visitaram, 467 imóveis no bairro. A ação tem como objetivo eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
“Queremos prevenir e combater a proliferação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e conscientizar à população sobre descarte correto de materiais que possam acumular água”, explicou Gilmara Breda, coordenadora da UVZ. “É importante que os moradores abram suas portas e recebam os agentes para que possamos orienta-los da melhor forma possível”, disse.
Durante as ações preventivas do sábado, a equipe encontrou diversos focos de dengue, principalmente em pratos de vasos, baldes e garrafas. Além da vistoria de casa em casa, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, disponibilizou um caminhão para a operação Cata-Treco, que recolheu móveis e outros itens descartados de forma incorreta pelas ruas. A Prefeitura também contratou um carro de som, que passou na cidade na sexta-feira (3) informando a população sobre a ação.
Contribuição da população
Para a prevenção da doença é fundamental a participação da comunidade por meio de uma mobilização social. Com orientações sobre como cada um pode cuidar da sua própria residência, há a redução da incidência de casos.
A UVZ também pede que a população autorize a equipe, que está uniformizada e identificada, a realizar a vistoria. Na ação de sábado, 247 imóveis estavam fechados ou não quiseram atender e, além destes, 101 pessoas recusaram a entrada da equipe.

[tdj-leia-tambem]
Cronograma de mutirão da dengue em Itupeva
- 18/2 – Vila São João
- 4/3 – Rio das Pedras
- 18/3 – Rio das Pedras
- 1º/4 – Parque das Hortênsias
- 15/4 – Parque das Hortênsias
- 29/4 – Portal Santa Fé