Nesta segunda-feira (13), cerca de 20 mulheres participaram da aula inaugural do projeto ‘Retaguardiãs’, que ensina técnicas de Jiu-Jitsu, na modalidade sem kimono (No Gi). As aulas acontecem sob orientação da professora de educação física e atleta, Gessica Rinaldi.
No primeiro encontro apresentaram a proposta de introdução às lutas de maneira lúdica, conceitos gerais do esporte, mobilidade no tatame e situações de combate real. “Além dos efeitos físicos e sociais de um esporte convencional, acredito que este projeto irá ao encontro das necessidades afetivas, de autoestima e confiança da mulher, proporcionando empoderamento e a construção de uma identidade coletiva”, comentou Gessica Rinaldi. Para ela a concretização da parceria com a Prefeitura foi mais uma conquista para o público feminino da cidade.

A Prefeitura de Itupeva desenhou o projeto de maneira intersetorial, unindo as secretarias de Educação, Desenvolvimento Social, Esportes e Lazer e a Guarda Civil Municipal, fortalecendo os objetivos institucionais, em prol da mulher.
“As aulas do projeto Retaguardiãs são gratuitas, abertas ao público feminino – a partir de 15 anos idade – e acontecerão todas as segundas-feiras, na Chácara do Abobrinha, das 19h às 20h. Neste primeiro dia cerca de 20 alunas participaram da atividade”, confirmou a professora.
Maria da Paz Nobre de Oliveira também é praticante de outros esportes, como a Corrida de Rua e Musculação. Ainda assim, se mostra motivada em aprender as técnicas desta modalidade. “Enxergo nesse projeto ‘Retaguardiãs’ um verdadeiro complemento esportivo, que vai agregar em minha vida”, comentou.
[tdj-leia-tambem]
Apoio da gestão municipal
Estiveram presentes na aula inaugural os secretários Robinson Toledo (Esportes e Lazer) e Aline Alves (Desenvolvimento Social). “Estamos felizes em contemplar mais uma ação focada nas mulheres de Itupeva. Com a parceria com a professora Gessica, a Prefeitura está oferecendo também a oportunidade para o desenvolvimento da modalidade como um todo”, explicaram os secretários.
Presente também na oportunidade, a vereadora Ana Paula Marciano agradeceu a Prefeitura por essa iniciativa e ressaltou que o Jiu-Jitsu feminino também é uma excelente ferramenta para defesa pessoal feminina, que é uma demanda sua desde 2018, quando ocorreram vários workshops do tema na cidade. “Nosso trabalho é ajudar o município a ter projetos como este, voltados às mulheres e que possam sempre sair do papel. Estou satisfeita hoje”, concluiu a vereadora.