Jarinu perde 5 mil quilos de mel por uso de agrotóxicos
Jarinu perde 5 mil quilos de mel por uso de agrotóxicos

O apicultor jarinuense, Marcos Roberto dos Santos, conta com o olhar entristecido o que sentiu ao levantar e ver parte das colmeias, que levaram anos para serem construídas, perdidas para o produtor rural.

“Não é fácil. Foram três anos de cuidado e atenção com as abelhas e no dia que você tem a esperança de começar a trabalhar com elas, vê tudo perdido”, disse.

Para o apicultor o uso de defensivos agrícolas nas lavouras vizinhas pode ter sido o causador da morte das abelhas. “Não tenho certeza, mas depois que o Governo liberou o uso de agrotóxicos e que começaram a usar, nas lavouras vizinhas, minhas abelhas começaram a morrer. Nesta Primavera deixaremos de produzir cinco mil quilos de mel devido a essa perda”, disse Marcos Roberto.

[tdj-leia-tambem]

Marcos Roberto destacou, também, que pedirá uma verificação em laboratório para constatar a causa da morte das abelhas. “Não podemos deixar quieto. Vou atrás, porque é o meu ganho pão e da minha família. Peço que todos tenham consciência sobre o que estão fazendo para (no futuro) não termos prejuízos maiores”, finalizou.