
O mês de maio é dedicado ao movimento Maio Amarelo, que visa ampliar a conscientização do motorista e a discussão sobre segurança no trânsito. Para incentivar os condutores de Jundiaí, a Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, realiza uma programação especial.
Entre as atividades da programação, serão inseridos laços amarelos nos ônibus urbanos, haverá distribuição de materiais promocionais, aulas em espaços abertos com alunos da rede municipal, treinamento de agentes com as mudanças no código de trânsito, entre outros. “O Maio Amarelo acompanha o objetivo que sempre perseguimos: diminuir acidentes e mortes no trânsito”, pontua o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.
“E isso não se limita apenas ao motorista. É preciso levar o aprendizado às crianças, que são multiplicadoras de informações”, completa Luiz. O movimento também recebe apoio da Unidade de Gestão de Educação. As aulas ocorrem no Parque UNIDAM, ao ar livre, nos dias 6 e 7 de maio, com alunos da EMEB João Luiz de Campos.
O gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, ressalta que é necessário investir na educação no trânsito em conjunto à fiscalização. “Nós queremos chamar a atenção da sociedade para o alto índice de vítimas no trânsito e fazê-la perceber que profissionais do setor público, como os agentes de trânsito, não existem para punir, mas para apoiar o motorista e melhorar a circulação pelas vias da cidade”.
A campanha terá foco maior na divulgação digital, por conta da pandemia.