Foto do Parque da Cidade, em Jundiaí (SP)

A Prefeitura de Jundiaí, junto do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), informou que ainda não há data prevista para a reabertura dos parques municipais da cidade, porém a pauta está no planejamento de elaboração de estudos técnicos para definir as melhores formas de funcionamento no momento certo.

Itens importantes como limite de ocupação e horário de funcionamento estão sendo estudados para que o processo de reabertura seja feita com segurança, priorizando o controle do Covid-19.

De acordo com o Plano SP, a abertura de eventos, convenções e atividades culturais só estão autorizadas a acontecer nas cidades que estiverem na fase amarela, seguindo todos os padrões de protocolo adotadas pelo Estado.

As decisões do plano de reabertura dos parques de Jundiaí devem ser apresentadas nas próximas semanas.

[tdj-leia-tambem]

Campinas, que está na fase amarela, anunciou que os 24 parques e bosques municipais voltarão a funcionar neste final de semana, 15 e 16 de agosto, com restrições. Os parques irão funcionar com 30% de sua capacidade, das 7h às 13h nos finais de semana e no horário normal de segunda-feira a sexta-feira.

A decisão inicial era reabrir os locais gradualmente, porém o prefeito da cidade informou que os planos mudaram, para evitar concentração de público. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, diz que o protocolo de reabertura dos parques segue as recomendações sanitárias de funcionamento.

Deverá ser respeitado por funcionários e visitantes o distanciamento de 1,5 metro, uso obrigatório de máscara e será disponibilizado álcool em gel nas entradas dos parques. Áreas como bondinho, quadras esportivas, academias e de lazer infantil (playgrounds) continuarão fechadas e não será permitido o uso de bebedouros públicos.