Jundiaí lidera 13ª Semana do Bebê e discute aleitamento materno
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí iniciou, na manhã desta quinta-feira (1º), as atividades da 13ª Semana Regional do Bebê do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI), em conjunto com a Semana Mundial do Aleitamento Materno. A cidade, anfitriã desta edição, reuniu virtualmente cerca de 100 representantes de nove municípios da região, incluindo prefeitos, gestores e técnicos da área da infância.

O prefeito Luiz Fernando Machado abriu a abertura da 13ª Semana do Bebê enfatizando a relevância da primeira infância no Plano de Governo de Jundiaí. Ele destacou as políticas públicas intersetoriais e as parcerias institucionais que visam garantir o bem-estar das crianças. Além disso, o prefeito estendeu o convite para o 2º Encontro Brasileiro de Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, que acontecerá em agosto.

Aleitamento materno foi discussão da 13ª Semana do Bebê

Bebê sendo amamentado
Foto: Freepik

A articuladora Regional e Municipal do Comitê Gestor do SPPI, Gerusa Moura, aprofundou a discussão sobre o tema central da Semana do Aleitamento Materno: “Amamentação: Apoie em todas as situações”. Moura abordou os desafios, conquistas e benefícios da prática, estabelecendo uma conexão com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 da ONU, que visa erradicar a fome.

Cláudia Vidigal, representante da Fundação Van Leer e da Rede Urban95, trouxe uma perspectiva internacional para a discussão, apresentando diretrizes e ferramentas para que as cidades priorizem políticas públicas para a infância, mesmo em períodos de transição de gestão.

Claudia Mercadante, articuladora de Humanização da Diretoria Regional de Saúde 7, de Campinas, encerrou a abertura da Semana do Bebê ressaltando a importância da atuação em rede para a manutenção das políticas já implementadas.

Programação para a comunidade de Jundiaí

Ao longo da semana, Jundiaí oferecerá uma série de atividades para toda a comunidade, como brincadeiras, atividades físicas, rodas de conversa sobre aleitamento materno e cuidados com as crianças em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), escolas e no Hospital Universitário (HU).

[tdj-leia-tambem]