Imagem de palestra ilustrando o 13º Simpósio sobre Patrimônio.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O 13º Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial prorrogou até esta quarta-feira (13) o prazo para submissão de trabalhos acadêmicos. Pesquisadores e estudantes interessados poderão inscrever, por meio da plataforma Even3, resumos expandidos, relatos de experiência e pôsteres alinhados ao tema desta edição: ‘Patrimônio vivo e (con)tradições: sociobiodiversidade e identidades culturais‘.

O evento será realizado de 28 a 30 de agosto, no Espaço Expressa (Avenida União dos Ferroviários, 1760 – antigo Complexo Fepasa), e é promovido pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura de Jundiaí, Fatec Jundiaí Deputado Ary Fossen, Fatec Itu Dom Amaury Castanho e Fatec São Paulo.

Eixos temáticos do Simpósio

Os trabalhos deverão se enquadrar em um dos três eixos propostos:

  • Eixo 1: Patrimônio, Identidades e Territorialidades – A vida na cidade
  • Eixo 2: Educação Patrimonial – O encontro das gerações
  • Eixo 3: Patrimônio, Turismo, Hospitalidade e Lazer – O encontro entre cultura e natureza

Além das apresentações acadêmicas, a programação inclui conferências, rodas de conversa e visitas técnicas.

Parte do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural

O Simpósio integra a programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí, que chega à sua 9ª edição com o tema ‘Patrimônio vivo – espaço, história e natureza‘. O calendário segue até o fim de agosto, com palestras, caminhadas mediadas e ambientais, festivais, apresentações culturais, mesas redondas e feiras de produtores locais.

Nesta terça-feira (12), às 9h, ocorre o 2º Encontro de Cidades, no auditório do Paço Municipal, com representantes das Prefeituras da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ).

Na quarta (13) e quinta (14), será apresentada a palestra ‘Departamento de Patrimônio Histórico (DPH): Patrimônio Vivo‘, às 19h30, respectivamente no auditório da Unip Jundiaí e no auditório da Unianchieta.

No fim de semana, a atração será a Affari Rurali – Resgate da tradicional Festa do Bairro do Traviú, na Associação Amigos do Traviú. A programação inclui caminhadas mediadas, apresentações musicais e de dança, exposições, feira gastronômica e rodas de conversa sobre costumes agrícolas, religiosos e culturais.

A programação completa pode ser conferida no site oficial do Mês do Patrimônio.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4