
A Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef) iniciou nessa manhã (13), o seu 14º Congresso, que vai promover cursos e encontros aos alunos inscritos da instituição.
O prefeito Luiz Fernando Machado esteve presenta na abertura do evento, que aconteceu no Salão Azul da faculdade. “A Esef é uma instituição que traz muito orgulho aos jundiaienses, por seu protagonismo como instituição acadêmica”, disse o gestor municipal.
Neste primeiro dia, o diretor-superintendente do Sebrae São Paulo, Wilson Poit, palestrou sobre empreendedorismo e carreira. Segundo o professor Marcelo Conte, presidente desta edição, outros 29 cursos deverão ocorrer até o final da programação de quatro dias de evento. “Para este congresso, estão inscritas mais de 800 pessoas. Além dos cursos, haverá também três encontros sobre iniciação científica, gestão esportiva e educação física escolar”, comenta. As sessões científicas com mais de 150 trabalhos inscritos, de universidades inclusive de outros Estados também marcam o Congresso.
Com o apoio institucional da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da TVTEC, o Congresso foi planejado para os alunos dos cursos de graduação em Educação Física e pós-graduação de Treinamento Resistido, Educação Física Escolar e Natação.
Abertura
Em seu pronunciamento, durante a cerimônia de abertura, o diretor da Esef, Davi Poit, agradeceu o apoio da Prefeitura. “Nunca houve um prefeito mais presente na Esef que o Luiz Fernando. Isso demonstra o reconhecimento do poder público com a instituição e com o Congresso, que, de maneira conceituada, chega à sua 14ª edição tendo sido realizado todos os anos, sem interrupção, e já tendo certificado mais de 10 mil pessoas e alcançado a publicação mais de 1,5 mil trabalhos em anais conceituados”.
Também participaram da cerimônia gestores da Prefeitura, o vereador Gustavo Checchinato, representando a Câmara Municipal, e o gerente regional do Sebrae Jundiaí, Thiago Farias. O evento contou com apresentações culturais com dos grupos de dança esportiva e de “cheerleaders” da faculdade e da Orquestra de violeiros Terra da Uva.
[tdj-leia-tambem]