
Com a proximidade do Natal, o fluxo de pessoas no Centro deve aumentar nos próximos dias. De acordo com pesquisa realizada pela Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, em parceria com o instituto Noonly, 29,5 mil pessoas passarão diariamente a pé pela rua Barão de Jundiaí e proximidades.
Para estimar esse número, a Noonly aplicou uma metodologia pioneira de contagem por amostragem. Estima-se que 150 mil pessoas passem pela região, o que representa 35% da população total da cidade. “Percebemos um número bem maior de pessoas passando pelo Centro neste ano. Um dos motivos é o fim das restrições físicas, por conta da Covid, mas principalmente pelas ações do Natal Luz, que estão atraindo as pessoas para a região Central”, diz o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro.
De acordo com ele, o Natal é a principal data para o varejo e a Associação Comercial precisa fazer ações para estimular as vendas. “Mas o propósito de nossas ações vai além. O Natal Luz da ACE é uma forma de beneficiar os comerciantes e ao mesmo tempo envolver toda a população, resgatando os bons sentimentos do Natal de antigamente, quando as famílias iam passear no Centro.”
Ações ACE
Pelo segundo ano consecutivo a ACE Jundiaí transformou a fachada da Catedral Nossa Senhora do Desterro em cenário para projeções mapeadas. As apresentações ocorrem até sexta-feira (23), com sessões às 19h10, 20h e 21h.
Além disso, a Associação instalou na praça quatro túneis iluminados e colocou iluminação especial em algumas árvores. Também montou a Casa de Vidro que está recebendo o Papai Noel e as Noeletes. A programação segue até sexta-feira, das 14h30 às 21h30 (pausa para descanso: das 17h às 18h).
As ações da ACE fazem parte do Circuito Natal Luz Jundiaí 2022, que reúne outras atrações culturais gratuitas e gastronômicas até dia 23 de dezembro. As atrações acontecem no Centro e diversos bairros da cidade. Essas atividades também são realizadas pela Prefeitura de Jundiaí, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista (Sincomeécio) e Catedral Nossa Senhora do Desterro. A programação do circuito está disponível no link: jundiai.sp.gov.br/circuitonatalluz/
[tdj-leia-tambem]